Eles costumam causar pavor por serem associados ao envelhecimento: os cabelos brancos. De causa multifatorial, os fios despigmentados podem surgir por fatores como genética, uso de medicamentos específicos, estresse e problemas de saúde. Mesmo sendo mais comum em pessoas mais velhas, os jovens também podem ser atingidos pela condição.

A depender da idade do paciente, a médica dermatologista Hellisse Bastos alerta que é necessária uma investigação mais aprofundada. “Crianças e adolescentes que tem o surgimento de uma quantidade expressiva de cabelos brancos no couro cabeludo podem ter a condição relacionada a uma alteração no organismo como doenças autoimunes ou na tireoide. Adultos maiores de 20 anos também podem investigar as causas com um especialista, mas a incidência costuma estar mais relacionada à genética e estilo de vida”, explica.

A doutora participou do programa Ponto de Encontro desta semana. Confira a entrevista completa clicando no player abaixo:

 

A despigmentação acontece devido a uma reação chamada de estresse oxidativo, que conforme explicação da dermatologista, é quando ocorre a oxidação das células de pigmento localizadas no bulbo capilar, vulgarmente chamado de raiz. “Quando esse processo ocorre, a tendência é que o fio não volte mais a ter cor, exceto se esse estresse for controlado a tempo, o que não corre com frequência. O normal é que as pessoas passem a perceber essas alterações meses ou até anos depois que ela ocorre”, comenta.

Aspectos comportamentais podem apressar o aparecimento dos fios esbranquiçados, tais quais: má alimentação, estresse e uso de alguns medicamentos que aumentam o estresse oxidativo, como os usados para convulsão e depressão. “Os picos de cortisol influenciados pela alta tensão que o indivíduo sofre diariamente tem forte relação com a oxidação e morte dos melanócitos. Da mesma forma, a alimentação desequilibrada causa aumento na inflamação da região do bulbo capilar, acelerando o aparecimento precoce de fios brancos”, alerta a especialista.

A Dra. Hellisse Bastos está presente nas principais redes sociais: Facebook, Instagram e Site.

Leia também: Atividade Física é sinônimo de saúde mental, autoestima e sistema imunológico saudável

Colaboração: Jennifer da Silva / Assessoria de Comunicação