As melhorias para os bairros de Urussanga e a necessidade de uma política robusta que garanta a preservação dos recursos hídricos no município foram tema das falas dos vereadores na tribuna da Câmara na reunião desta terça-feira, dia 25.

Primeiro a fazer uso da palavra, o vereador Ademir Bonomi, o Datcho (MDB), cobrou celeridade na construção da capela mortuária do Belvedere. Segundo ela, a comunidade já espera há vários meses.

“Faz oito meses que o dinheiro está na conta da Prefeitura e nada aconteceu até hoje. Estou cobrando direto do pessoal que trabalha no departamento de infraestrutura e nada acontece”, expôs.

Datcho manifestou preocupação com o fato de que o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024 prevê essa construção, quando a expectativa é para que a obra saia ainda em 2023.

“Os moradores do Belvedere pedem máxima urgência na construção. Já fizemos o mais difícil, que é conseguir os recursos”, acrescentou o vereador. Segundo ele, os recursos foram obtidos com apoio do ex-deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB).

Tidinho lembra falas de desembargadoras sobre prefeito

Erotides Borges Filho, o Tidinho (PDT), teceu comentários sobre as recentes divergências manifestadas na Câmara de Urussanga, em especial com o vereador Beto Jacintho (PP), que participou da última reunião nesta terça-feira.

Tidinho ponderou que todo vereador recebe exposição e é submetido a críticas e elogios. “Se por acaso voltar à Casa, seja bem-vindo. Quero agradecer a presença dele aqui. Apesar de termos divergências, podemos ser adversários, não inimigos”, ponderou.

“Não somos perfeitos, erramos e acertamos. Isso não é feio. Feio é compactuar com o prefeito, que, junto com o irmão e outros funcionários da Prefeitura, formaram uma organização criminosa para saquear os cofres públicos”, acrescentou o vereador do PDT.

Tidinho rebateu críticas que atribuiu à não aprovação de décimo terceiro para agentes políticos, como estava prevista no projeto de lei original do reajuste dos servidores, encaminhado pelo Executivo.

Na sequência, Tidinho exibiu vídeos de sessão de julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, acerca de situações investigadas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, em que os magistrados afirmam que o comando da “organização criminosa” estava nas mãos do prefeito de Urussanga, Luis Gustavo Cancellier, e do irmão.

No vídeo, as desembargadoras também citam superfaturamento de 161% na obra da Sílvio Ferraro e na participação do irmão do prefeito nos fatos investigados.

“Não sei se este prefeito, com todas as provas que a gente consegue ver, tem envergadura para chamar qualquer vereador desta Casa de criminoso. Em novembro, tem julgamento dessa turma toda. Daqui a pouco, colocam o passarinho na gaiola”, finalizou Tidinho.

Zé Bis trabalha por Política de Segurança Hídrica

José Carlos José, o Zé Bis (PP), abordou a sugestão feita por ele ao prefeito Gustavo Cancellier (PP), por meio de indicação, para que institua a Política Municipal de Segurança Hídrica e Gestão das Águas. O vereador do PP apresentou anteprojeto elaborado com apoio do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, que pode servir como base para que o Município elabore o projeto de lei.

“Água é vida. Vamos cuidar e preservar. Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca”, resumiu Zé Bis. O vereador fez elogios significativos à dedicação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga. Nos últimos dias, segundo ele, houve várias reuniões com os técnicos e o diretor de Meio Ambiente do município, Marcio Moreira de Lima.

“Entende-se por segurança hídrica, garantir à população o acesso à água com padrões de qualidade para uso, e também ações de saúde no combate à proliferação de doenças transmitidas pela água, tratamento de esgoto, controle no uso de agrotóxico, preservação e recuperação do ecossistema que está degradado”, detalhou Zé Bis. Segundo ele, também é vital a preservação de nascentes, córregos e rios.

O vereador do PP também elogiou os trabalhos do secretário municipal de Infraestrutura, Jucemar Sangaletti, e do diretor de Limpeza Urbana, Vanderlei Marcírio, o Deco. “Estão fazendo um trabalho maravilhoso, ajudando o município a ficar uma cidade mais organizada”, afirmou. Zé Bis agradeceu e parabenizou o vereador Beto Jacintho (PP), pelos 30 dias em que esteve no Legislativo.

O parlamentar informou que a edição 2023 do Curso de Cuidadores, oferecido pela Prefeitura de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira, dia 26. São 20 vagas gratuitas e o curso começa no dia 1º de setembro.

Beto Jacintho se despede com agradecimentos

Usando a tribuna da Câmara pela última vez no período de 30 dias em que ocupou a cadeira de vereador, Beto Jacintho (PP) agradeceu a todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a oportunidade.

“Agradeço primeiramente a Deus, que é a base de tudo, à minha família, que é meu alicerce”, iniciou. Beto manifestou gratidão à bancada progressista na Câmara e aos servidores do Legislativo que, segundo ele, o acolheram desde o início.

“Quero agradecer os cidadãos urussanguenses, em especial à minha comunidade, o Rio América, que sempre me apoiou neste período, e a todos os vereadores. Tudo aqui é um aprendizado. Vim para esta Casa com dúvidas. Hoje saio fortalecido e com uma grande bagagem”, relatou.

Beto frisou que, apesar do pouco tempo, trabalhou o máximo para conseguir melhorias e ouvir a população. “O que estava ao meu alcance eu fiz. Algumas demandas que eu trouxe foram atendidas, outras ainda serão e algumas talvez não sejam. Mas, mesmo fora do Legislativo, estarei reivindicando melhorias e mais qualidade de vida ao povo urussanguense”, declarou o vereador. Ele antecipou, ainda, que continuará com os trabalhos voluntários.

O parlamentar sugeriu ao presidente da Câmara e aos demais vereadores que o Legislativo realize reuniões itinerantes nos bairros, de modo a buscar uma maior aproximação com os cidadãos. Beto pediu que o suplente Gilmar Trevisol (PP), próximo a tomar posse, também seja bem acolhido por todos.

Bonettinho relata avanços em obras

Odivaldo Bonetti, o Bonettinho (PP), abordou o andamento das obras executadas e planejadas pela Prefeitura de Urussanga. Ele parabenizou o secretário municipal de Infraestrutura, Jucemar Sangaletti, e toda a equipe. O vereador progressista exibiu imagens da estrada de Santana.

“A gente está vendo um esforço muito grande da Secretaria de Obras. Este é um bom exemplo. Tomara que todas as estradas do município recebam a atenção necessária e realmente tenham a trafegabilidade que o munícipe merece”, afirmou.

Bonettinho explicou que todas as máquinas estão sendo deslocadas para melhorar as condições da estrada de Urussanga a Lauro Müller via Rio Carvão e Santana. “Se der estrutura para o secretário, a gente pode cobrar que ele efetivamente faça um bom trabalho”, afirmou.

O parlamentar mostrou imagens, também, de uma ponte que está sendo reformada no Rio Carvão Baixo. Odivaldo Bonetti informou, ainda, que está sendo retomada a pavimentação da rua Pedro Bernardo Joaquim, no Bela Vista. Ele reconheceu como justa a reivindicação feita pelo vereador Fabiano De Bona numa reunião anterior da Câmara sobre essa via. “O que a gente quer é que a obra ande. Realmente estava um cenário muito feio. Acho que era a pior rua de Urussanga”, avaliou.

Outra informação trazida pelo vereador é que a unidade do Correio de Santana vai retornar ao Centro Multiuso. Segundo o vereador, a Prefeitura investiu cerca de R$ 92 mil para reformar o espaço.

Bonettinho informou que no sábado, dia 29, das 9h às 12h, ocorre na Praça Anita Garibaldi a Feira de Adoção Animal, promovida pelo Conselho Municipal do Bem-Estar Animal de Urussanga (Combea).

O vereador também explicou que a construção da capela mortuária de Belvedere está com licitação aberta. A abertura dos envelopes será no dia 7 de agosto. “Tomara que uma empresa boa pegue, comece e termine dentro do prazo”, disse.

Bonettinho ainda informou sobre uma obra do Samae para a ampliação da capacidade de armazenamento de água no Rancho dos Bugres para 20 mil litros. “Será solucionada também essa demanda”, assegurou.

Confira também:

Colaboração: Renan Amâncio Medeiros / Assessoria de Imprensa