Começa nesta quarta-feira, dia 26, as inscrições para o Curso de Cuidadores em Urussanga. O curso é oferecido pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde. São 20 vagas gratuitas para encontros que têm o objetivo de proporcionar um conjunto de conhecimentos teóricos específicos e auxiliar no desenvolvimento de habilidades essenciais para as práticas do cuidado às pessoas com necessidades especiais.

“Quando falamos do cuidado de pessoas com necessidades especiais, estamos falando dos idosos, das pessoas com deficiência (PcD) e também das que apresentam alguma condição patológica que requeira assistência, como doenças, estresse emocional e acidentes. Queremos oferecer um preparo formal para as pessoas que desejam se tornar cuidadoras, mas também especializar de fato, as pessoas que já realizam o trabalho, mas nunca tiveram uma qualificação na área”, destaca a secretária de Saúde, Ingrid Zanellato.

O curso foi dividido em sete módulos, com carga horária de 18 horas. “Serão dois encontros semanais, às terças e quintas-feiras, com duração de 2 horas cada. Ao todo, vamos realizar nove aulas nos meses de setembro e outubro, todas no período noturno, nas dependências da Secretaria de Saúde”, explica a secretária. Ao final dos encontros, cada participante que registrar, no mínimo, 75% de presença nas aulas, receberá um certificado.

As vagas são limitadas e as inscrições poderão ser feitas até o dia 1° de setembro de 2023, nas Unidades de Saúde, na Secretaria de Saúde, na Vigilância em Saúde e na Farmácia do SUS. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi. Ouça:

 

Assuntos abordados

Serão nove aulas, em sete módulos, que trazem os seguintes temas: aula inaugural; políticas públicas de saúde; envelhecimento; o cuidador e as relações familiares; aspectos psicológicos do cuidador; aspectos da fisioterapia no cuidados de pacientes com necessidades especiais; doenças mais comuns em idosos e pacientes com necessidades especiais; atividades de rotina e higiene pessoal; cuidados especiais; necessidades nutricionais e deglutição; uso correto das medicações; violência e maus tratos; e morte.

Colaboração: Ana Paula Nesi / Assessoria de Imprensa