Desde a década de 80, o Rotary realiza diversas ações em combate à poliomielite, conhecida como paralisia infantil. Mesmo não existindo o vírus no Brasil, as campanhas de vacinação ainda permanecem todos os anos, já que há países da África que possuem a doença. Em Urussanga, o Rotary Club e a Secretaria Municipal de Saúde realizarão o Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado, dia 21. Todos os postos de saúde estarão atendendo em horário estendido para que pais e responsáveis levem seus filhos menores de 15 anos de idade para atualizarem a caderneta de vacinação. A vacina contra a poliomielite, que é em gotas, também estará disponível para crianças abaixo dos 5 anos.

O programa Ponto de Encontro abordou mais sobre o assunto em entrevista com os integrantes do Rotary Club de Urussanga, Ademir Pascoal Becker Juliana Turazi. Ouça mais:

 

Conforme Juliana, desde que a campanha global do Rotary foi iniciada muitas doenças foram erradicadas. É o caso da pólio, que teve seu último caso registrado no Brasil em 1989. Apesar de não haver mais novos casos no país, a vacinação das crianças segue sendo extremamente importante. “Enquanto tiver um caso no mundo, todas as outras crianças correm perigo”, reforça Juliana.

Além do Dia D, o Rotary já está realizando diversas outras atividades. Uma delas envolve a visita nas escolas para destacar sobre a importância da vacinação contra a pólio nas salas de aula. Isso porque muitas crianças e adolescentes não sabem o que é a doença já que não tiveram contato com ela. “A campanha que o Rotary faz da poliomielite, das outras vacinas, é em cima, realmente, para a pessoa ter a imunidade melhor e ter menos doenças, e vir a óbito ou ficar em uma cadeira de rodas”, ressalta Ademir.