Com o objetivo de conhecer mais sobre a região Sul catarinense e os grupos culturais, representantes da Associação dos Alpinos da Itália estarão visitando vários municípios da Região Carbonífera. A visita acontecerá neste final de semana e o grupo estará participando de atividades em Urussanga, Nova Veneza, Treviso, Siderópolis e Orleans. A visita está dentro do contexto das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Já os Alpinos, como são conhecidos, são os soldados que ajudaram a resgatar as vítimas na tragédia da barragem de Vajont, em Longarone, cidade-irmã de Urussanga.

Em entrevista, o organizador da recepção em Urussanga, Névton Vicenti Rech Bortolotto, também destacou o envolvimento da Associação Amici Della Polenta, que utiliza os tradicionais chapéus dos Alpinos em suas atividades. Por conta disso, os membros do Amici Della Polenta estarão envolvidos na recepção dos representantes italianos. Além dos membros dos Alpinos, a comitiva contará com a presença de outras autoridades italianas.

O vice-presidente da Associação Nacional dos Alpinos, Fábio Daló, contou que a comitiva chegará nesta sexta-feira, dia 1°. No sábado, dia 2, pela manhã, os representantes visitarão pontos turísticos importantes em Urussanga, além de degustar o vinho goethe. Além disso, conforme Névton, os Alpinos também conhecerão a Capela São Judas Tadeu, no bairro Brasília, com a finalidade de discutir a ideia de tornar o local como a Capela dos Alpinos. O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi. Ouça:

Parte 01

 

Parte 02

 

Depois de realizar todo o roteiro nas cidades da região, a comitiva irá até Florianópolis na próxima terça-feira, dia 5, para um evento na Assembleia Legislativa. Já na quarta, dia 6, os representantes embarcam para a Argentina e Uruguai.