O desconto previdenciário de 14% no salário de professores aposentados da rede estadual de ensino foi pauta de encontro de educadores de Urussanga. Os professores aposentados do município se reuniram recentemente para trocar ideias e informações sobre a educação, e o novo desconto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Governo do Estado foi um dos principais assuntos. A PEC prevê a renumeração mínima de R$ 5 mil para o magistério, porém, conforme a professora Maristela Mazzucco Fabro, os professores aposentados terão desconto de 14% de previdência nos salários. Segundo Maristela, 80% do magistério após o aposento não eram taxados pelo governo e, agora, com a PEC, todos os professores aposentados que recebem mais de um salário mínimo terão desconto de 14%.

A PEC foi aprovada pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira, dia 09, e entrará em vigor a partir de janeiro de 2022. Porém, conforme Maristela, o desconto dos 14% já foi cobrado antes. “Vale lembrar também que o salário dos professores chega nessas quantias porque o professor não tem fundo de garantia, professor não tem seguro desemprego quando perde o emprego”, relatou Maristela sobre o novo salário dos professores da rede estadual. Além disso, o aumento do salário para os aposentados é referente a reposição da inflação, não chegando a ser um aumento real de fato.

Segundo Maristela e o professor Amauri Miotello, também aposentado, a intenção não é rejeitar totalmente a PEC, que também traz reconhecimento aos professores não aposentados, mas fazer com que os parlamentares analisem a questão dos 14% de desconto previdenciário. Amauri afirmou em entrevista também que os professores estão se reunindo para debater sobre o assunto. Ouça mais detalhes na entrevista completa com Maristela e Amauri para o programa Comando Marconi:

 

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi FM