O pedido de abertura de uma Comissão de Investigação Processante (CIP) contra o prefeito de Urussanga foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. A CIP pode resultar na cassação do mandato de Luis Gustavo Cancellier, que está preso preventivamente desde a última semana. A votação aconteceu na reunião dessa terça-feira, dia 23. O pedido foi protocolado pelo ex-vice-prefeito Luiz Henrique Martins, o Cuíca, e pelo ex-vereador Julio Cesar Bonetti, na tarde da última segunda-feira, dia 22.

Cancellier é um dos investigados da Operação Terra Nostra, que apura superfaturamento na compra de lotes pela prefeitura. A CIP visa apurar a prática de infrações político-administrativas. Além do prefeito, a representação de Cuíca e Julio também solicita providências sobre os vereadores Thiago Mutini e Elson Roberto Ramos, que também foram presos preventivamente.

A CIP foi formada através de sorteio, no qual Caio De Noni (MDB) será o presidente, Erotides Borges Filho (União Brasil) o relator e José Carlos José (PP) o membro. O presidente Luan Francisco Varnier (MDB) não participou do sorteio que definiu os membros.

Outras comissões

Essa é a terceira vez que uma comissão para cassar o mandato de Cancellier é discutida no Legislativo de Urussanga. A primeira ocorreu em 2021, após os desdobramentos da Operação Benedetta, da Polícia Federal, que resultou no afastamento do prefeito do cargo por 13 meses. Essa primeira não chegou a ser aprovada porque não houve a quantidade de votos favoráveis necessários. A segunda foi aprovada em 2022, mas foi suspensa pela justiça.

Acesse e saiba mais:

Prefeito, vereadores e um servidor de Urussanga são presos por suposta compra de apoio político

Polícia Civil se manifesta sobre operação que resultou em prisão de prefeito e de dois vereadores de Urussanga

Prefeito, dois vereadores e ex-servidor comissionado: saiba quem são os presos da Operação Terra Nostra

Em nota, defesa do prefeito de Urussanga alega que não houve superfaturamento na compra dos lotes

Operação Terra Nostra: presos retornam a Urussanga para audiência de custódia

Legislativo de Urussanga recebe comunicado de prisão preventiva do prefeito e de dois vereadores

Discordando de lideranças estaduais, PP de Urussanga decide pela expulsão do prefeito e do vereador

Após três anos, ex-integrantes do PP de Urussanga relatam as motivações que os fizeram sair da sigla

Legislativo vota hoje novo pedido de comissão para cassar mandato do prefeito de Urussanga