O desenvolvimento de um câncer envolve uma série de fatores. Entre eles, há questões genéticas, além de hábitos de vida, como tabagismo, alcoolismo, e alimentação não saudável. De acordo com o médico oncologista Gustavo De Agostin, o câncer, independente de seu tipo, envolve o crescimento desordenado de células doentes no organismo. Conforme o especialista, estudos indicam que apenas 10% dos casos de câncer envolvem a hereditariedade, enquanto o restante está ligado a outros fatores.

O doutor Gustavo ainda ressalta que quanto mais cedo um câncer é diagnosticado maiores são as chances de cura. Por isso é muito importante que as pessoas façam acompanhamento médico, principalmente se já há casos na família. O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com o oncologista. Entenda mais:

 

De Agostin também comenta que cada tipo de câncer possui sua particularidade. Por conta disso, cada paciente deve estar atento a idade em que é necessário começar a fazer exames de rotina. No caso do câncer de mama, é preciso que as mulheres a partir dos 50 anos comecem a fazer a mamografia de forma anual. Se a paciente possui histórico familiar, os exames precisam ser feitos antes. Já no caso de câncer de intestino, por exemplo, a recomendação é fazer a colonoscopia aos 50 anos, mesmo que não haja casos na família.

Confira a entrevista por vídeo: