O riso vai muito além de uma expressão de felicidade. Rir é fundamental para o bom funcionamento da saúde do corpo e da mente. De acordo com o psicólogo Alex Cambruzzi, rir ajuda a diminuir a sensação de dor, protege contra os efeitos do estresse, além de melhorar a autoestima. O riso é uma das principais expressões usadas na comunicação social, conectando pessoas e formando ciclos de amizades. Além disso, dar risadas queima calorias, além de gerar benefícios estéticos, já que aumenta a elasticidade da pele e causa efeitos de rejuvenescimento. Para o psicólogo, o riso é o botox da saúde mental.

Alex ressalta ainda que em um ambiente onde as pessoas riem juntas, a relação de confiança e engajamento é maior. “Quem vive um relacionamento afetivo, os estudos citam que fazer a outra pessoa rir é um componente importante no fortalecimento daquela relação”, comenta. “Com a liberação de serotonina e endorfina, essas substâncias trazem a sensação de bem-estar, de prazer e alegria”, acrescenta. O psicólogo ainda afirmou que rir ajuda a regular a pressão arterial, melhorando a qualidade de sono, além de estimular a criatividade e ajudando até na digestão.

O especialista também reforça que uma pessoa que não costuma rir pode estar passando por problemas. “Ela não merece passar por esse tipo de sofrimento contínuo. O riso é uma terapêutica para a nossa saúde mental, ele precisa de certa maneira ser acessado nas nossas vidas. Nós merecemos ele, é universal”, afirma. A recomendação é que a pessoa busque avaliação profissional com um psicólogo ou psiquiatra. “Isso pode estar sendo influenciado por algum sofrimento emocional, até mesmo um transtorno mental, uma desregulação neuroquímica. Isso pode ser tratado, permitindo que a pessoa seja mais feliz, sinta mais prazer, que ela se sinta mais alegre”, destaca.

Por outro lado, há pessoas que riem muito, até mesmo em situações inadequadas. Isso também pode significar um problema e deve ser avaliado. “Ele pode estar sinalizando para a gente a presença de um transtorno, como por exemplo o bipolar, que é quando a pessoa está em estado de mania ou hipomania, que são fases do transtorno bipolar que ele pode manifestar uma inflada, uma fuga das ideias”, explica. O Dia Mundial do Riso é lembrado neste domingo, dia 7 de maio. O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com Alex. Ouça na íntegra:

 

Rir de si próprio também é benéfico. Isso porque mostra que a pessoa tem um autoconhecimento, sabendo lidar com as situações de forma leve, evitando estresses e preocupações. “A ideia de rirmos de nós mesmos não é lidarmos de maneira infantil, de uma maneira sem termos responsabilidades com as nossas ações. Nós não estamos aqui propondo que as pessoas peguem os seus erros e acabem lidando de uma maneira onde não possam ter uma evolução e serem respeitosas, tanto com os outros quanto consigo mesmas”, ressalta. “É uma maneira mais positiva de levar aquela situação para outra configuração, é estimular nossa capacidade frente a uma adversidade”, comenta.

O Dia Mundial do Riso é lembrado em todo primeiro domingo de maio. O tema foi destaque em uma entrevista com o psicólogo Alex Cambruzzi no programa Ponto de Encontro