A prefeitura de Morro da Fumaça iniciou, no começo deste mês, as aulas de Alfabetização para Jovens e Adultos. Esse é o quinto ano da realização do curso. Sediada na Escola Profissional Idalina Machado de Freitas desde a sua criação em 2019, a classe de Alfabetização para Jovens e Adultos precisou aguardar uma reforma e reorganização do espaço necessário para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), após as mudanças do Novo Ensino Médio. Ainda há vagas disponíveis para os interessados, que podem se inscrever na própria escola ou na Secretaria de Educação.

A secretária de Educação, Greicy Zaccaron, revela que outros locais foram ofertados, porém os alunos preferiram aguardar. “Como as aulas são noturnas, a turma poderia ser realocada para outra instituição de ensino municipal e iniciar as aulas antes, mas devido a conexão que eles criaram ao longo dos anos, eles optaram por manter a localização e esperar”, disse. O assunto foi abordado em entrevista com Greicy no programa Comando Marconi. Ouça:

 

Com o foco total na alfabetização para jovens e adultos, o curso surgiu após pedidos feitos diretamente para a secretária. “Eles vinham até aqui pedindo para aprender e assim ter mais oportunidades. Ouvimos relatos de moradores que queriam aprender a ler para poder tirar carteira de motorista ou até mesmo para poder ler receitas”, relembra.

O vice-prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, esteve no local visitando o espaço. “Estamos sempre pensando em maneiras de ofertar mais oportunidades aos nossos cidadãos, e ser alfabetizado abre muitas portas. Ficamos felizes quando sabemos que as pessoas estão buscando se qualificar. Desejo um ótimo ano letivo e de muito aprendizado a todos”, comenta.

Para facilitar a participação dos interessados, as aulas são realizadas no turno da noite, das 19h às 22h, de segunda a quinta-feira, ao longo de oito meses. A turma possui um limite de 20 alunos por professor, para que cada um dos estudantes receba a atenção necessária. Para a turma de 2023 ainda há vagas disponíveis e os interessados podem saber mais através do telefone (48) 3434-6113.

Colaboração: Beatriz Coan / Assessoria de Imprensa