O yoga é uma filosofia prática que compõe um sistema de valores e técnicas para desenvolver o ser humano em todos os níveis, seja o físico, mental, emocional e espiritual. O professor urussanguense Heitor Ciseski explica que o yoga traz benefícios para o corpo, tanto para a flexibilidade, estabilidade e força. Mas o yoga vai muito além de somente o bem-estar físico. “Redução de estresse, equilíbrio hormonal, melhora em todos os sistemas do corpo, melhora o sono, traz a pessoa mais para o momento presente, reduz ansiedade, enfim, são diversos fatores”, completa.

Ciseski esclarece que o yogac é baseado na concentração da respiração junto com as posturas que são realizadas. “As posturas são feitas com a respiração ditando o ritmo. Então a respiração vem antes dos movimentos, é mais importante do que o movimento. Você pode fazer um movimento mais simples que for, mas é importante estar com a respiração bem conectada, sabendo a forma de entrar, de permanecer, de sair dos movimentos, tudo com a respiração ditando o ritmo”, comenta.

Com a respiração no ritmo certo, a pessoa vai colocando em ordem tudo que há dentro dela. Heitor ressalta que com isso a pessoa controla a sua respiração e coloca o seu próprio corpo em movimento, desenvolvendo concentração. “Uma meditação em movimento e um estado de presença, tirando da mente as distrações, as projeções”, acrescenta o professor. O Dia Internacional do Yoga foi lembrado na terça-feira, dia 21. Por isso, o programa Ponto de Encontro abordou a importância da prática em entrevista com o professor Heitor Ciseski. Confira:

Parte 01

 

Parte 02

 

O professor afirma que existem muitas pessoas que querem meditar, mas não conseguem se concentrar. A ansiedade, angústias e estresse do dia a dia não permitam que ela consiga ficar, nem que seja por alguns segundos, concentrado e de olhos fechados. “Prepara o teu corpo, pratica posturas todos os dias que já estará preparando o corpo, já está preparando a tua mente para chegar a uma condição física e ter uma estrutura de poder sentar e meditar e ter um certo conforto também, ter um controle sobre a tua respiração, sobre a tua mente, para poder fazer a meditação mais profunda”.

Ciseski explica que o ideal é praticar o yoga no início da manhã, logo ao acordar, quando o corpo está em seu formato original. Porém, por conta das necessidades do cotidiano, muitas pessoas não conseguem praticar logo de manhã. O professor ainda conta que costuma praticar já de madrugada, pois há um maior silêncio, além de que é um horário onde o sol está quase nascendo, quando os deuses abençoam aqueles que estão fazendo a prática espiritual.

“A prática é uma ferramenta de observação da pessoa, ela vai aprender a se observar como ela está, a reconhecer como ela está e também se transformar, limpar o corpo, limpar a mente, limpar a energia dela”, ressalta Ciseski. Para o especialista, o yoga é uma prática amorosa, de auto acolhimento e de auto cuidado. “A gente não transforma a pessoa se ficar na zona de conforto, em qualquer coisa. Ficar na zona de conforto ela só vai ver aquilo que está habituada, quando ela se coloca em um desafio, ela começa a ver outras coisas que não via”, reforça.