Profissionais que atuam no desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Especialistas que acompanham o progresso de muitas pessoas no dia a dia. Seja qual for a área profissional, todos acabam exercendo uma importante missão: educar. É através da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) que os mais diversos profissionais se tornam professores. O programa Ponto de Encontro realizou um especial, em homenagem ao Dia do Professor, de uma forma diferente. Neste ano, a psicóloga Janaína Borges de Medeiros, contou mais sobre a atuação dos profissionais da Apae enquanto educadores e professores. Ouça mais na íntegra:

 

À medida que a educação inclusiva ganha destaque, a necessidade de profissionais capacitados em diversas áreas se torna cada vez mais evidente. Na Apae, diferentes especialistas, provenientes de variadas profissões, assumem o papel de educadores, proporcionando um ambiente de aprendizado adaptado e inclusivo para crianças e jovens. De acordo com Janaína, os profissionais da Apae possuem um perfil diferenciado se comparado com os professores do ensino regular. “Se acentuam muito mais as características individuais dos profissionais. Precisa de muita afetividade, a flexibilidade, o entendimento, a compreensão do que é ou não deficiência, o conseguir lidar, manejar as situações, as diferenças, esse olhar individualizado”, comenta.

Compreender e atender às necessidades específicas de cada aluno é essencial para o trabalho dos profissionais da Apae. “Os maiores desafios para todas as pessoas, de maneira geral para os professores, são quando os alunos têm mais comprometimentos, porque aí tem que lidar com a nossa frustração diariamente”, explica. “Tem que lembrar que a conquista pode demorar muito tempo para aparecer. Então é um desafio grande do papel do profissional que está lá, do professor, é conseguir lidar com suas ansiedades, com a frustração e, ao mesmo tempo, relembrar que eles estão lá justamente porque têm as dificuldades”, complementa.

Confira a entrevista também em vídeo: