O médico dermatologista também é responsável por cuidar de distúrbios relacionados ao cabelo e as unhas. De acordo com o doutor Adroaldo Luiz Apolinário, problemas no cabelo são uma das queixas mais comuns nos consultórios dermatológicos, juntamente com a acne. Conforme o especialista, muito dos problemas notados no cabelo e nas unhas podem ser sinal de outras doenças. “Através de uma unha quebradiça, uma unha que não cresce, distúrbios ungueais também, o dermatologista pode chegar a diagnósticos de doenças sistêmicas de responsabilidade de outras especialidades”, comenta Adroaldo.

Uma das queixas mais frequentes sobre o cabelo é a queda dele. Conforme o dermatologista, é necessário antes analisar se é um caso normal, já que é comum que fios de cabelo caiam diariamente, sendo uma média de 100 fios por dia. Adroaldo explica que o cabelo possui três fases: anágena, que é o crescimento, no qual leva em torno de três a quatro anos; catágena, que é o repouso, que pode durar de três a quatro semanas; e a telógena, que é a fase em que o cabelo cai. O dermatologista ainda esclareceu que pessoas que passaram por alguma cirurgia podem apresentar queda de cabelo. Outra situação que pode ocasionar o problema é quem testou positivo para a Covid-19, por exemplo.

Adroaldo ressalta que é necessário fazer uma análise para saber qual a real causa da queda de cabelo, já que ela pode ter vários motivos, tanto para homens como para mulheres. Conforme o especialista, cerca de 50% da população masculina tem ou irá ter calvície, chamada de alopecia androgenética masculina, que pode se desenvolver tanto por questões genéticas como hormonais. O assunto foi destaque em entrevista com o doutor Adroaldo no programa Ponto de Encontro. Ouça na íntegra:

 

Sobre problemas nas unhas, Adroaldo comenta que a principal causa do enfraquecimento delas é o uso excessivo de produtos. “É esse hábito de ir na manicure, de empurrar a cutícula, de tirar a cutícula e de toda a semana ir lá e passar esmalte. Na semana seguinte, vai lá, empurra de novo, corta, passa acetona, esmalte. Isso vai comprometendo a qualidade da queratina da unha”, explica. Adroaldo também ressalta que o uso de sabões, detergentes e outros produtos químicos também pode fazer com que as unhas fiquem quebradiças. Assim como o cabelo, o enfraquecimento das unhas também pode significar sintomas de outras doenças, como problema de tiroide, carência de ferro ou de outra vitamina.

O dermatologista afirma que o hábito de tirar toda a cutícula das unhas não é saudável. Adroaldo explica que a cutícula é responsável por recobrir a unha, criando uma barreira. Quando ela é retirada, a unha fica sem essa proteção, podendo fazer com que vírus e bactérias entrem na região das unhas. O recomendado é que somente o excesso de cutícula seja tirado. Além disso, outra dica é que luvas sejam usadas ao mexer em produtos químicos e de limpeza.

KASA DERMA

A KASA DERMA é o novo centro dermatológico de Criciúma e região. O centro fica localizado no bairro Pio Corrêa, na rua Natal Sartor, número 184. O local conta com os atendimentos das doutoras Karla Isabel Coral Ceretta, Angela Lapoli Serra Braga, Silvana Alexandre Dias Zarur e do doutor Adroaldo Apolinário. Conheça a Kasa Derma, atendimentos nas áreas clínica, cirúrgica e estética com as mais recentes tecnologias e com os melhores profissionais. Atendimento a particular, planos e convênios. Agende uma consulta pelo telefone (48) 3433-4442 e acompanhe no Instagram.