As mudanças bruscas de temperatura podem causar danos na saúde, principalmente para os idosos. De acordo com a geriatra Ronny Roselly Domingos, especialista em envelhecimento ativo, o organismo necessita de equilíbrio. “A temperatura é fundamental para que possa ter o desenvolvimento de todas as nossas atividades cerebrais, digestivas…”, explica. Por conta disso, a temperatura age em um ponto importante do cérebro, no qual mudanças bruscas podem fazer com que o organismo fique mais vulnerável.

Conforme a especialista, a mudança na temperatura faz com que a mucosa nasal fique mais ressecada, gerando processos inflamatórios, como resfriados e gripes, além de casos de pneumonia. O assunto foi destaque em entrevista no Ponto de Encontro. Ouça:

 

Além disso, a mudança de temperatura pode afetar as articulações, em especial as dos idosos. “As articulações também sofrem com essas mudanças de temperatura, o frio deixa a musculatura mais enrijecida, e isso pode precipitar a dor”, comenta. O aumento da temperatura também pode causar isso. “Idosos que estão muito agasalhados e a temperatura sobe bruscamente podem aumentar o risco de uma menor ingestão de água, ou água muito aquecida, e esse idoso vai ter alguma desidratação, vai ter algum problema, inclusive hospitalização”, esclarece.

Em dias mais frios, é ideal que o idoso continue ativo, seja praticando exercícios físicos ou realizando pequenas atividades. Além disso, é fundamental observar se o idoso está bem. “Prestar muita atenção nesses cuidados gerais, principalmente com esses idosos mais frágeis, idosos com demências que não são capazes de se comunicar adequadamente”, destaca a doutora.