Com 66 anos de tradição, o Colégio Dom Orione, de Siderópolis, está com matrículas abertas. A instituição atende desde crianças a partir dos quatro meses de idade até a formação de ensino médio. Além do ensino, a escola oferece atividades complementares, como prática de esportes, oficinais de desenho, dança e canto, violão, além de outras áreas que serão implementadas ainda neste ano. Além disso, por ser uma fundação orionita, o colégio promove atividades de cunho religioso, com realização de missas em honra ao fundador, São Luiz Orione.

De acordo com o diretor do colégio, padre Anderson Cristian Rodrigues, a instituição possui um grande diferencial. “Nosso diferencial, nós focamos no tradicional. Não deixar de lado os valores humanos, valores cristãos, da empatia, da solidariedade, fazer desenvolver a humanidade da criança, porque Jesus nada mais fez do que nos mostrar, como ser humano, como ser o verdadeiro filho de Deus. Nosso objetivo é que os nossos alunos, através das múltiplas inteligências que cada um tem, também aprenda a olhar a solidariedade, olhar o irmão, a pessoa que está ao teu lado com empatia”, destaca.

O programa Ponto de Encontro abordou mais sobre os diferenciais e o ensino do Colégio Dom Orione em entrevista com o diretor padre Anderson. Ouça na íntegra:

 

O Colégio Dom Orione é uma instituição filantrópica, ou seja, para se manter necessita das mensalidades, além de doações de benfeitores, e os eventos e ações promovidos pela escola. Os alunos contam com o material didático do sistema Positivo de Ensino. Neste ano, as aulas para o ensino fundamental e médio iniciam no dia 13 de fevereiro. Para os alunos do período integral, a colônia de férias, como é chamada, inicia nesta terça-feira, dia 17 de janeiro.

História

Dom Orione morava na Itália quando, ainda seminarista, passou a catequizar três crianças que não se sentiam acolhidas na catequese. A partir daí, a formação foi aumentando até ter a necessidade de abrir um colégio para atender todas as crianças, surgindo o colégio São Bernardinho, que virou Colégio Santa Clara, até a fundação da Congregação Orionita. “Nós temos esse cunho muito forte na educação, na prevenção, tanto que o nosso método pedagógico é o preventivo cristão paterno. Ser essa prevenção na vida do aluno, dos adolescentes, das crianças”, destaca padre Anderson.

Apesar de ser fundado na Itália, conforme o atual diretor da escola, Dom Orione possuía um grande amor pelo Brasil. Após a sua morte, muitos missionários se espalharam pelo mundo. Em 1965, o padre Pedro Pelanda iniciou a fundação do colégio em Siderópolis, sendo o primeiro diretor da instituição. Até hoje, após mais de 65 anos, o Colégio Dom Orione segue sendo referência na região na educação e na evangelização.

Mais informações sobre o Colégio Dom Orione podem ser conferidas no site, acesse aqui. As matrículas estão abertas, saiba mais no telefone (48) 3435-3077 ou no WhatsApp (48) 9 8856-6459.