Apesar das propagandas e divulgações na internet, o carvão ativado não é indicado para limpeza e clareamento dos dentes. De acordo com o doutor André Zavarise, não há comprovações científicas de que o carvão auxilia na saúde bucal. Além de não ajudar, o produto ainda pode prejudicar os dentes e a gengiva. Isso porque o carvão é um abrasivo, agredindo o esmalte do dente. Conforme o doutor, é isso que causa a sensação de que o dente está mais claro, já que o esmalte acaba ficando desgastado, se tornando mais poroso, podendo causar sensibilidade.

Além do carvão ativado, disponível em pó, há também pastas de dente com o carvão. O especialista alerta que não se sabe a quantidade do produto na pasta e nem o quanto ele é abrasivo. Por isso, o ideal é evitar esses produtos sem comprovação científica e investir em pastas recomendadas, como as que possuem flúor, independente de marcas. O assunto foi abordado com mais detalhes em entrevista no Comando Marconi. Ouça mais:

Parte 01

 

Parte 02

 

A escova de dentes também é algo para se observar. O ideal é sempre optar por escovas com cerdas do mesmo tamanho e macias. Além disso, a jeito em que a pessoa escova os dentes também é importante: não é necessário força para escovar os dentes, já que isso pode retrair a gengiva, expondo a raiz dos dentes. O doutor André ainda destaca sobre a forma em que a escova deve ser guardada: separada de outras escovas, em ambientes arejados.

Confira também: