A Câmara de Urussanga aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira, dia 31, a criação de uma Galeria Rosa, assim como uma lei que institui a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a tradução simultânea das sessões do Legislativo. Os vereadores também aprovaram requerimentos de informações ao Executivo e de melhorias nas rodovias estaduais.

Os projetos da Galeria Rosa e da tradução simultânea em Libras são de autoria da vereadora Mariela Iana Fabris Moraes (PP), que encerrou seu período de exercício na noite desta terça. A Galeria Rosa será um espaço na Câmara de Urussanga que destacará todas as ex-vereadoras que atuaram por, ao menos, um ano ininterrupto.

Já o outro projeto de lei aprovado estabelece que todas as reuniões da Câmara, assim como as sessões solenes, sejam traduzidas simultaneamente por intérpretes de Libras, inclusive nas transmissões ao vivo. Pelo texto, a Câmara poderá contratar intérpretes ou firmar parcerias com órgãos e entidades públicas ou privadas que atuem no atendimento de surdos e deficientes auditivos. O prazo para regulamentação é de até 90 dias a partir da publicação da lei.

Requerimentos aprovados

Os vereadores também aprovaram três requerimentos de informações ao Executivo e um de providências ao Governo do Estado, além de uma Moção de Aplauso.

O vereador Erotides Borges Filho, o Tidinho (PDT), é autor de dois requerimentos. Ele solicita informações a respeito do uso de máquinas e materiais em obras realizadas com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal. Tidinho também quer uma prestação de contas das solicitações de recursos solicitados aos deputados federais, em Brasília.

Já o vereador Fabiano Murialdo De Bona (sem partido) pede informações sobre a construção do muro de contenção no Bairro Brasília, como cópia do projeto, documentação da empresa responsável pela obra e indicação de fiscal.

Luan Varnier (MDB) é autor de requerimento endereçado ao coordenador regional de Infraestrutura, Ademir José Honorato, e ao secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper. O vereador solicita a flexibilização das faixas de domínio e “non aedificandi”, no trecho da SC-108 entre as rótulas do Nova Itália do Bairro Da Estação, e também na SC-445, de Urussanga até a Estação Cocal, em Morro da Fumaça. A intenção de Luan é melhorar o aproveitamento das áreas às margens das rodovias.

Moção de Aplauso

O vereador Erotides Borges Filho também é autor de uma Moção de Aplauso que tem Sandro Zanatta Trichez como homenageado. Segundo Tidinho, o reconhecimento se justifica “pelas contribuições ao desenvolvimento do esporte, pelas ações sociais prestadas de forma voluntária, ser um cidadão exemplar e o de ser também, grande entusiasta do desenvolvimento de nossa querida Benedetta”.

Colaboração: Renan Medeiros / Assessoria de Imprensa