Um dia para celebrar a cultura e exaltar os antepassados poloneses que contribuíram para o desenvolvimento de Orleans. Esta é uma das finalidades do 10° Encontro da Associação Cultural de Descendentes Poloneses da Encosta da Serra Catarinense (APOLSCA). O encontro acontecerá no dia 23 de julho, em um domingo, e será marcado por diversas atividades culturais na comunidade de Chapadão. De acordo com o responsável pelo início da criação da APOLSCA, professor Celso de Oliveira Souza, serão homenageados três pessoas que foram muito importantes para a cidade: Ettiénne Gaudenty Stawiarski, Wenceslau Spancerski e Wladyslava Wolowska.

A comunidade de Chapadão, que fica a 25 quilômetros do Centro de Orleans e próximo do município de Grão Pará, possui uma forte cultura polonesa. O programa Ponto de Encontro abordou mais sobre a cultura polonesa presente em Orleans, especialmente em Chapadão, além do encontro que será realizado em entrevista com o professor Celso, com o atual presidente da associação, Luiz Gaizinski Slachta, e com Loreni Saccon. Ouça na íntegra:

 

10° Encontro da APOLSCA

Neste 10° encontro, a associação irá homenagear três pessoas que são essenciais para o desenvolvimento e a história da comunidade. Ettiénne contribuiu para o desenvolvimento de Orleans e de toda a colônia de Grão Pará. Wenceslau era filho de poloneses, participando da Segunda Guerra Mundial na campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB), tendo morrido em combate na Itália. Já a Wladyslava, conhecida como doutora Mussi, foi a primeira médica mulher de origem polonesa a se formar na Universidade Federal do Paraná, atuando em Laguna e Orleans.

Além disso, o dia 23 será marcado por uma programação especial. O encontro inicia logo de manhã, às 10 horas, com a santa missa em honra a Nossa Senhora de Czestochowa e São João Paulo II. A celebração será realizada pelo padre Joel Marcolino Bittencourt e cantada pelo coral polonês Orzel Bialy da Linha Batista, de Criciúma. Logo após a missa, às 11 horas, acontece a inauguração do Monumento em Homenagem aos Ascendentes Poloneses. O almoço festivo, com comidas típicas polonesas, como o Pierogi, que é um pastel cozido, ou frito, recheado de coalhada e queijo, além de outros pratos, como costela de boi, asas de frango, carne de porco recheada, pururuca e muito mais, inicia às 12 horas. Mais informações sobre o almoço podem ser obtidas no WhatsApp (48) 99209-4573.

Os presentes no encontro ainda poderão aproveitar o sorteio de uma ação beneficente promovida pela associação, na qual os bilhetes são vendidos no dia e sorteados no momento. Diversos brindes surpresas serão sorteados a partir das 13h30. Além disso, as pessoas irão aproveitar a domingueira com a apresentação de Mari Gaiteira e Peão a partir das 14 horas.

A APOLSCA

O projeto iniciou já no começo de 2007, através de uma iniciativa do professor Celso com o Programa de Reconhecimento e Revitalização da Cultura Polonesa da Comunidade de Chapadão (ProApolsca). O programa tinha o objetivo de valorizar a cultura polonesa na região. A partir desta missão, um intercâmbio foi realizado com a universidade Adam Mickiewicz, em Poznán, na Polônia, para que a ideia pudesse sair do papel. Em janeiro de 2009, surgiu a APOLSCA, que atualmente está sediada em Chapadão.