Com o objetivo de debater sobre o projeto de internação involuntária de dependentes químicos, uma audiência pública será realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O encontro acontecerá no dia 2 de abril e é aberto a população. O deputado Ivan Naatz (PL), idealizador da iniciativa, explicou que a audiência terá a finalidade de discutir sugestões de como o projeto pode se tornar efetivo. “É isso que nós vamos discutir agora na audiência pública: de que forma o Estado quer tratar isso como política pública de verdade”, ressaltou. “Quanto dinheiro vai colocar nisso? Quantas vagas vai disponibilizar? Como é que nós vamos auxiliar as casas de tratamento, de recuperação?”, acrescentou.

Para Ivan, a internação involuntária de dependentes químicos é questão de saúde pública. A iniciativa surgiu em 2020 e, desde então, diversos debates foram realizados. Até o momento, o projeto passou por duas comissões na Alesc. “Lei a gente tem bastante, a gente aprovar a lei amanhã, é só botar no plenário e aprovar. A questão é: como ela se torna efetiva? E como nós colhemos o resultado? Se não fica só mais uma lei”, destacou o parlamentar em entrevista. Ouça mais detalhes na participação completa no programa Comando Marconi:

 

A audiência acontecerá a partir das 18h30 do dia 2, no auditório da Alesc, em Florianópolis. O deputado Ivan convidou todas as pessoas a participarem, principalmente os representantes municipais, com os secretários de Saúde, Assistência Social, prefeitos, vereadores e autoridades ligadas aos centros de recuperação.

Entenda mais sobre o projeto na matéria a seguir:

Deputado estadual esclarece projeto que prevê internação involuntária de dependentes químicos