Com quase 39 anos e 21 edições, a Festa do Vinho de Urussanga é marcada por lembranças. Os shows, as memórias, a diversão, os reencontros com a família e amigos. Tudo isso faz parte da história da cidade. Todos os momentos vividos ainda estão presente na vida de quem participou diretamente das festas, como é o caso das cortes. Andreia Savi Mondo Roque, rainha da 7ª Festa do Vinho, em 1996, recorda dos 10 dias de comemorações, última edição neste formato. “As lembranças que eu trago da festa são sempre boas, apesar dos dias serem cansativos, apesar que no dia após a escolha a gente escuta críticas construtivas, mas também aquelas críticas que te deixam para baixo, porque não conseguimos agradar a todos”, comenta.

Andreia conta que na época, quando recebeu o convite para participar da escolha da corte, tinha 19 anos e trabalhava no escritório da Empresa Auto Viação São José. Duas empresas, entre elas a Ceusa, convidaram Andreia para que ela fosse sua representante. No fim, a Ceusa patrocinou a participação de Andreia na escolha da corte. “Eu fiz 20 anos no dia seguinte da escolha, foi o meu presente de aniversário”, relembra. Em clima de Festa do Vinho, o programa Ponto de Encontro realiza um especial de entrevistas para destacar histórias e momentos marcantes das edições do evento. Ouça a participação especial de Andreia na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Na 7ª Festa do Vinho, houve um fato inusitado: o empate entre a rainha e a primeira princesa. “Eu nunca presenciei isso até hoje, de empatar entre a rainha e a primeira princesa. Então, nós tivemos que fazer um novo desfile, a gente passou pelo mesmo crivo por duas vezes”, comenta Andreia. Até então, a Festa do Vinho durava 10 dias, começando na sexta-feira e terminando no domingo da outra semana. A edição de 1996 foi marcada por shows de Elba Ramalho, Barão Vermelho, Eliana e shows infantis e culturais. Naquele ano, além da rainha Andreia, a corte era composta pela primeira princesa Fabiana Lavina e por Giselle De Bona Sartor Teixeira como segunda princesa.

Andreia afirma que os 10 dias de Festa do Vinho eram cansativos, mas foi através do evento que várias oportunidades surgiram. “Eu fiz alguns comerciais de TV, eu fui convidada a participar de concurso de miss, então foi uma época gostosa para a gente, tudo é um aprendizado”, declara. “As viagens, as entrevistas, o cansaço que fazia parte, mas a gente tinha que estar sempre com aquele sorriso no rosto, e hoje tem que ser assim”, ressalta.

Atualmente, Andreia é professora de Educação Física e jogadora de vôlei. Sobre a Festa do Vinho, Andreia comenta que é a referência de Urussanga. Como participa de diversos campeonatos em outros municípios e estados, o nome de Urussanga é sempre levado por ela. “A gente sempre tinha como ponto de referência a cidade de Criciúma. Hoje a gente fala ‘nós somos de Urussanga’ e eles ‘onde acontece a Festa do Vinho?’. É a primeira lembrança, eles já sabem, conhecem, alguns já vieram”, afirma.

Confira a entrevista também em imagens:

Apesar de 27 anos terem se passado, Andreia lembra com carinho de tudo o que viveu durante a escolha, os 10 dias de festa, e o pós-festa. A sua experiência como rainha permitiu que Adriana ajudasse outras candidatas. “Eu já ministrei dois ensaios da escolha da Festa do Vinho”, comenta. “Eu já dei as minhas dicas assim, já contribuí bastante na escolha da corte, o desfile”, conta.

Ouça a entrevista também no Spotify: