Em 1978, Urussanga celebrava seu centenário de uma forma diferente: em uma grande festa. Tudo o que foi realizado na comemoração dos 100 anos de fundação da cidade serviu para a criação futura da Festa do Vinho. Naquele centenário, Urussanga possuía a sua primeira realeza. A rainha era Hevelise Belloli, a primeira princesa Maria Cristina Lapolli Pilotto e Maria Beatriz Fabro Monti era a segunda princesa. Passados 45 anos, as três, que na época tinham 17 anos de idade, ainda se recordam de todos os momentos vividos, dos shows que Urussanga recebeu e do destaque que a cidade teve durante as comemorações.

Em clima de Festa do Vinho e de valorizar os momentos que Urussanga viveu, o programa Ponto de Encontro está realizando entrevistas especiais com as cortes que a cidade já teve. Hevelise, Maria Cristina e Maria Beatriz participaram do especial. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

Maria Cristina ressalta que a festa do centenário e as Festas do Vinho serviram de inspiração para eventos de outras cidades a nível estadual. A corte, desfiles culturais, pré-eventos, shows nacionais… Todos esses fatores contribuíram para que o nome de Urussanga fosse reconhecido. Durante a festa do centenário, a cidade inteira estava preparada para as comemorações, desde o portal da cidade, o centro e os bairros.

Já naquela época, há 45 anos, as jovens que representavam a cidade em uma corte tinham que lidar com uma grande responsabilidade. “O principal desafio foi cumprir uma vasta agenda de celebrações ao lado das princesas, mas que cumprimos com muito orgulho e alegria”, afirma a rainha Hevelise. “Tudo na festa foi marcante, mas se eu tiver que destacar um momento, eu destaco o desfile, porque não existe nada mais emocionante do que ver a cidade toda na praça Anita Garibaldi, reunida em um desfile lindo”, completa.

Para a corte do centenário, a celebração dos 100 anos, assim como as Festas do Vinho, destacam a história da cidade, sendo crucial para a manutenção da identidade da região, do comércio, agricultura e outros serviços. Prova de tudo isso é a Festa do Vinho estar em sua 21ª edição, tendo 39 anos de história. Mesmo com o passar dos anos, as expectativas para a festa deste ano são altas, principalmente para quem acompanha desde o início, como é o caso da corte centenária.

A segunda princesa Maria Beatriz conta que a festa de 1978 foi algo que todos estavam ainda descobrindo. “A gente não estava muito preparada para isso, a gente tinha uma mistura de expectativa, muita emoção, muito orgulho, ansiedade, uma alegria por ter sido escolhida para representar essa comemoração. Foi incrível”, destaca a princesa sobre a escolha. “A gente queria participar de tudo, na época eram muitos bailes que aconteciam na região e a gente tinha que ir, é claro”, acrescenta.

Nos 100 anos de fundação, Urussanga comemorava com shows nacionais, como o de Sidney Magal, Roberto Leal e Milionário e José Rico. Cristina lembra que todos os shows lotaram o Ginásio de Esportes. A primeira princesa comenta que Urussanga era referência em toda a região por conta dos bailes que tinha, além das festas que atraíam visitantes de outras cidades.

Maria Beatriz Fabro Monti, a princesa do Centenário em 1978, com seus 17 anos na época. Foto: Arquivo pessoal

21 ª Festa do Vinho 

A 21ª Festa do Vinho é uma realização da prefeitura de Urussanga, através da Comissão Central Organizadora (CCO). A festa acontece entre os dias 9 e 13 de agosto no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira. São cinco dias de festa, que contarão com shows de artistas nacionais e regionais, além de gastronomia e atrações culturais.

Rádio Marconi, a rádio oficial da Festa do Vinho

A Rádio Marconi estará presente na Festa do Vinho em uma ampla cobertura especial diretamente do Estúdio Parque A Voz dos Vinhedos. Toda a cobertura será realizada na 99.9 FM e em transmissão ao vivo, em áudio e imagens, pelo Facebook e YouTube. A cobertura na Rádio Marconi é um oferecimento de: