A maioria das deficiências podem ser evitadas com cuidados antes, durante a gestação e nos primeiros anos de vida da criança. Este é o destaque da campanha Agosto Laranja, que busca conscientizar sobre a importância dos cuidados necessários que pais e mães devem ter com seus filhos. De acordo com a psicóloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Urussanga, Janaína Borges de Medeiros, é crucial que os pais e responsáveis observem o desenvolvimento das crianças, para identificar possíveis atrasos que possam indicar alguma dificuldade. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi com Janaína. Ouça mais na íntegra:

 

Conforme Janaína, uma ferramenta que auxilia os pais a identificarem atrasos é a caderneta que é dada pelos hospitais após o nascimento da criança. Essa caderneta contêm informações úteis, como qual a idade necessária para a criança aprender a andar, falar e outros. Os pais e responsáveis, ao identificar possíveis falhas, devem procurar mais informações com o médico pediatra ou com outros especialistas.

A psicóloga reforça ainda que os cuidados para se evitar uma deficiência iniciam antes mesmo da gravidez. Além de manter hábitos de vida saudáveis, como não fumar e não usar outras drogas, é necessário realizar acompanhamento médico. Isso porque os pais precisam saber se há riscos da criança desenvolver uma deficiência, seja pela genética ou por outros fatores, como falta de vitaminas. Além disso, é crucial que a mãe realize o pré-natal, que avalia a saúde dela e do desenvolvimento do bebê.

Para destacar a importância do Agosto Laranja, os alunos da Apae realizarão uma panfletagem pelas ruas de Urussanga durante esta segunda-feira, dia 28.