Há possibilidade do vereador cassado de Urussanga, Rozemar Sebastião (PDT), o Taliano, retornar ao cargo. Isso porque a reunião do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, realizada na tarde desta quinta-feira, dia 6, decidiu que a decisão do retorno ou não de Taliano deve ser feita pela Comarca de Urussanga.

De acordo com o advogado Alessandro Balbi Abreu, durante a sessão do TJSC, houve dois agravos: no primeiro, os desembargadores reconheceram a impossibilidade do vereador Luan Varnier (MDB) de ter participado como presidente da comissão que cassou Taliano e de ter votado, já que o foi o MDB que entrou com pedido de instauração da Comissão de Investigação e Processante (CIP).

O segundo agravo é de que não se pode convalidar os votos de quem está impedido, no caso o vereador Luan. O TJSC entendeu que o juiz de primeiro grau não se pronunciou sobre isso, e por isso ele deverá julgar se convalida o voto de Luan ou não. Conforme o advogado de defesa, é impossível que o voto nulo seja convalidado, por isso a defesa acredita que Taliano irá retornar em breve ao cargo de vereador.

Entenda mais detalhes na íntegra na entrevista do advogado Alessandro para o Giro Final:

 

O assessor jurídico da Câmara de Vereadores, doutor Pierre Vanderlinde, também explicou mais detalhes. Ouça:

 

O vereador Taliano teve seu mandato cassado em junho deste ano. Leia mais na matéria abaixo:

Após cassação, Taliano chama suplente do partido de traidora