A prefeitura de Nova Veneza, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, promoveu a assinatura do repasse pertencentes aos fomentadores culturais contemplados com o edital da Lei Paulo Gustavo. O ato aconteceu na manhã da última sexta-feira, dia 24. Nova Veneza recebeu o valor de R$ 140 mil para serem destinados em diversas áreas artístico-culturais.

A classe artística participou de chamada pública de seleção de propostas mediante dois editais, um voltado ao audiovisual, que usará 70% dos recursos, e outro destinado a linguagens como artesanato, circo, literatura e música, o qual aplicará 30% do aporte financeiro.

“Nós tivemos uma série de excelentes projetos apresentados. Fico muito feliz que todos os contemplados são agentes culturais que têm histórico na propagação da cultura de Nova Veneza. Todas têm legitimidade histórica para serem contempladas com os recursos. Todos os projetos valorizam as nossas riquezas e isso é muito importante”, destaca a secretária de Cultura, Carolina Ghislandi. Ouça mais:

 

Ao todo foram 14 projetos contemplados com o edital. “É importante que as pessoas possam participar dos conselhos, dos editais para que possamos ter resultados ainda melhores. A cultura é o nosso grande produto, não só para os turistas, mas também para quem vive em Nova Veneza”, comenta o arquiteto e fotógrafo, José Ronconi.

A Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022) foi pensada com o objetivo de apoiar fazedores de cultura diante dos desafios da pandemia de Covid-19. Prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões do superávit do Fundo Nacional de Cultura (FNC) a estados, municípios e ao Distrito Federal para ações emergenciais voltadas ao setor cultural, por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios ou outras formas de seleção pública.

Colaboração: Lucas Sabino / Assessoria de Imprensa