A alimentação é um dos meios possíveis para que as pré-diabetes e as diabetes possam ser controladas. Não são somente alimentos como balas, doces e chocolates que possuem o açúcar. A nutricionista e proprietária da Cia da Saúde de Urussanga, Jamile Orlandi Luciano, explica que existem vários alimentos que, quando consumidos, transformam-se em açúcar no organismo, como é o caso das farinhas e os carboidratos. A nutricionista Jamile participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e explicou mais detalhes. Ouça na íntegra:

Parte 01

 

Parte 02

 

A nutricionista explica que a pré-diabetes é um sinal de que a pessoa precisa se cuidar mais, já que ela poderá se tornar diabética caso não haja mudanças de hábitos. Jamile afirma que é difícil reverter uma situação de diabetes, mas é possível manter para que não progrida mais. Associada a outros fatores, como prática de atividades físicas e o uso de medicamento se necessário, a diabetes pode ser controlada conforme a alimentação. Por isso, uma das recomendações é a troca de farinhas, fontes de carboidratos, por farinhas com fibras. Um exemplo é trocar a farinha de trigo pela farinha integral ou por outras, como as farinhas de amêndoas, castanha de caju, amendoim, grão-de-bico e coco. A troca acontece no preparo de misturas, como massas, bolos, bolachas e outros.

Outra recomendação importante é diminuir ao máximo o consumo do açúcar, como em cafés, por exemplo. Para quem possui dificuldade, Jamile dá a dica de optar pelo açúcar mascavo ou o demerara. Além disso, o uso de adoçantes naturais também é indicado. O ideal é que bebidas como o café sejam consumidas sem nenhum tipo de açúcar. A nutricionista ressalta que isso varia de paciente para paciente, já que cada organismo possui uma aceitação diferente para o consumo de alimentos e bebidas sem açúcar.

Jamile também comenta sobre a importância de evitar consumir carboidratos misturados, como o caso do feijão e arroz, macarrão e farofa, por exemplo. Isso porque quando eles são misturados em excesso há o aumento dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, Jamile recomenda aumentar o consumo de verduras, legumes, cereais e grãos integrais. O consumo de alimentos como o arroz, macarrão e massas em geral, além dos alimentos diet ou sem açúcar, devem ser com moderação. Comidas como arroz e massas brancas, biscoitos, chocolates e sorvetes devem ser consumidas com cautela, ou, dependendo do caso do paciente, o consumo deve ser evitado.

A nutricionista ainda recomenda para o consumo de frutas associadas a sementes ou fibras, já que a associação auxilia a diminuir a carga do açúcar presente na fruta. Por isso, as frutas podem ser consumidas junto com alguma oleaginosa, ovo ou um iogurte natural. Além da alimentação, Jamile frisa que é necessário mudar outros hábitos, como aumentar a prática de atividades físicas, diminuir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fazer o tratamento medicamentoso caso seja necessário.

Caso tenha interesse, esses tipos de orientações podem ser dadas na própria Cia da Saúde, em Urussanga. Se a pessoa quiser um plano individual é só entrar em contato com o estabelecimento e agendar uma consulta com a nutricionista Jamile. Acompanhe a Cia da Saúde de Urussanga nas redes sociais: Instagram Facebook. Entre em contato pelo WhatsApp.

Leia também:

Nutricionista explica os benefícios do magnésio mineral