Um foco do mosquito da Dengue foi encontrado, no bairro Bom Jesus, em Urussanga. De acordo com o Coordenador da Vigilância em Saúde, Filipe Cataneo, o trabalho realizado pelos agentes de endemias é para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. “Temos dois profissionais trabalhando todos os dias. Há armadilhas instaladas em todo o município. Semanalmente estas sessenta armadilhas são visitadas pelos Agentes de Combate a Endemias para saber se há foco do mosquito na cidade”, informa Cataneo.

A população deve ficar atenta aos cuidados para reduzir os locais de proliferação do mosquito e evitar a Dengue. “Pedimos a todos que cuidem para que não haja aumento de novos focos. Os primeiros cuidados que devemos ter para reduzir os locais de proliferação do mosquito e evitar a Dengue são: tampar lixeiras, tampar tonéis e caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, limpar ralos e colocar telas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, preencher os pratos de vasos de plantas com areia, manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água”, recomenda Cataneo.

O comunicador Joel Bernardo entrevistou o Coordenador da Vigilância em Saúde de Urussanga, Filipe Cataneo, durante o Comando Marconi. Também foram ouvidos os Agentes de Combate a Endemias, Vanderlei Figueiredo e Vilton Damiani. Ouça abaixo:

 

A Dengue é uma doença viral transmitida pelo Mosquito Aedes Aegypti. Acesse o link e saiba mais sobre o mosquito, sobre a prevenção e as orientações da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.

O que você precisa saber para combater a Dengue em sua região.

Da Redação / Edi Carlos De Rezende