Foi promovida nesta quinta-feira (11) a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado de Santa Catarina – FETAESC.

Realizada no auditório da federação na sede em São José/SC a abertura contou com a presença da diretoria, dirigentes sindicais do Sistema FETAESC/CONTAG, colaboradores e convidados.

No primeiro ato foi formalizado um protocolo de intenções entre a FETAESC e a Cooperativa dos Engenheiros Agrônomos e de Profissionais em Desenvolvimento Rural e Ambiental de Santa Catarina – Uneagro visando promover ações estruturantes no âmbito da assistência técnica e extensão rural aos pequenos agricultores catarinenses.

Na ocasião assinaram o documento além do presidente te da FETAESC também o Presidente da Uneagro, Diogenes Castro. A FETAESC está divulgando um Manifesto Público pela Continuidade dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER no estado de Santa Catarina.

Logo depois foi formada a mesa solene de abertura com a presença de diretores da federação e do presidente da CTB estadual Odair Rogério, que em sua fala perguntou para os participantes refletirem. “Que política nós queremos para o campo brasileiro?”, disse frisando a parceira que já existe entre a federação e a CTB para construir uma frente ampla em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de Santa Catarina.

Antoninho Rovaris, recém-eleito para um novo mandato na CONTAG, desta vez na pasta de Politica Agrícola fez uma breve relato das atividades da confederação contextualizando os participantes a cerca de temas nacionais como reforma da previdência, trabalhistas e também como o Movimento Sindical Rural está absorvendo o que chamou de “Novo Mundo Rural” que necessita,segundo o dirigente, de representação em todo o Brasil e por isso é preciso se adequar.

Logo depois foi apresentado, por membros da Secretara Geral, o relatório de atividades do exercício 2016 que foi aprovado.

Na sequencia foi a vez da apresentação, apreciação me votação da Prestação de Contas do ano passado. Mais uma vez e sem ressalvas os dirigentes sindicais aprovaram.

No inicio da tarde os diretores Luiz Sartor, Secretária Geral, Agnes Weiwanko, Coordenação Estadual de Mulheres, Alice Rovaris da Silva, Coordenação Estadual da Terceira Idade e Valdeci de Andrada Pereira, Financeiro,  falam um pouco sobre algumas ações desenvolvidas por cada pasta.

Luiz trouxe detalhes sobre o processo de atualização dos Sindicatos e a desassociação. Agnes apresentou detalhes de atividades sobre sua responsabilidade como o Curso Mulheres Empreendedoras, e também o cronograma de atendimento das unidades móveis do Programa Mulher Viver Sem Violência, uma conquista do Movimento Sindical por intermédio da Marcha das Margaridas.

Alice Rovaris abordou a importância da valorização da pessoa idosa e o caminho realizado pela Coordenação que comanda para alcançar este objetivo como participação em eventos e a divulgação de programas voltados a este público.

Dia D

Vário encaminhamentos foram realizados entre eles o de uma manifestação contra as reformas previdenciária e trabalhistas, ambas propostas pelo governo federal. A data estabelecida para o ato foi dia 24 de maio.