Especializado em ozonioterapia, o fisioterapeuta urussanguense Marcelo Neves também realiza a técnica de dry needling, ou agulhamento a seco. A técnica consiste na colocação de uma agulha fina diretamente em pontos de gatilho, que são nódulos localizados nas bandas tensas dos músculos e que causam dores. O objetivo do agulhamento a seco é fazer com que esse ponto de gatilho miofascial seja desativado. De acordo com Marcelo, a sessão é rápida e é por causa disso que a técnica está sendo muito usada como tratamento complementar. Os casos podem variar conforme o organismo de cada paciente e da região em que está sendo aplicado as agulhas.

Neves explica que aprendeu a técnica em Blumenau após indicação de um professor de new sentai. O fisioterapeuta participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e explicou mais sobre o agulhamento a seco. Entenda mais na conversa abaixo:

Parte 01

 

Parte 02

 

O especialista esclarece o modo de aplicação: as agulhas são colocadas em cima do ponto de gatilho. “Fica manualmente massageando ela até o ponto liberar. Liberou o ponto? Às vezes você tem uma dor de ombro, que é causado por uma parte que o músculo, a parte musculoesquelética que a gente diz, está tensa”, comenta. Segundo Neves, a agulha utilizada tem o cumprimento médio de 10 centímetros e espessura de 0,25 milímetros. O tamanho também pode variar conforme a região em que está sendo aplicada, por exemplo, no rosto a agulha tende a ser menor. Isso porque o profissional precisa manusear ela conforme o cabo que ela possui, fazendo parte durante o procedimento.

Ao colocar a agulha no ponto doloroso, o paciente sente uma pequena “irritação” na região porque acontece o aumento da circulação sanguínea naquele ponto. “Aumentando a circulação sanguínea ele vai fazer uma oxigenação dos tecidos, causando essa ‘irritaçãozinha’”, explica. Com isso o paciente sente a diminuição desse ponto de dor conforme a oxigenação que está ocorrendo. O especialista ainda ressalta que a técnica está sendo muito usada no ramo da fisioterapia, assim como outros métodos alternativos, como a ozonioterapia.

Foto: Gustavo Marques / Rádio Marconi

Saiba mais no Instagram acessando aqui. Marcelo Neves atende em seu consultório ao lado do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga. Agende uma consulta ou, se preferir, atendimento em domicílio. Clique aqui e acesse o WhatsApp.