Quem nunca se divertiu ao ler a história de um menino que sai de casa com uma mochila para se aventurar? Até aí, tudo bem! Mas e se ele encontrasse no caminho a lua precisando de ajuda? O novo livro infantil de Cléo Busatto, “Um lago, um menino e a lua”, desperta a imaginação dos pequenos na relação entre o ser humano e a natureza.

O programa Ponto de Encontro abordou a história de Cléo em entrevista. Confira mais na íntegra:

 

Esta história do menino que morava em um vilarejo e sonhava em dar a volta no lago em frente à sua casa coloca a fantasia do leitor para trabalhar. O personagem decide pegar a mochila, algumas balas de banana – seu sabor preferido – uma gaita de boca, cujo talento para tocar herdou do nonno, um pouco de coragem e sai para realizar este sonho. Enquanto caminha pelo lago, os jovens leitores conhecem a família, os amigos, as memórias e os sentimentos do menino.

Aquela luz ele conhecia muito bem. Ela iluminava o caminho para o lago em noites de lua cheia. Ao se aproximar, percebeu que era mesmo a lua. “Mas como pode”, pensava ele, “a lua, aqui, dentro do lago?” E explicou para si mesmo: “Pode, ué! Por que a lua não poderia cair do céu?”

E o que parece mais real: o menino encontrar no caminho uma carcaça de animal cercada de urubus ou a lua caída no lago? É provável que os adultos votarão na primeira opção, talvez porque precisam um pouco mais de fantasia para se aventurar nesta história. Mas o que ele encontrou foi mesmo a lua. Ela caiu do céu, está presa na água e quer voltar ao seu lugar. Para ajudar o corpo celeste, o protagonista conta com a ajuda do lago mágico e, desta forma, o cenário transforma-se em personagem.

Com ilustrações de Mari Ines Piekas, “Um lago, um menino e a lua” foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. Conta ainda com apoio da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná, patrocínio da Copel, do Grupo Potencial e realização da CLB Produções. O livro pode ser adquirido aqui.

Sobre a autora

Cléo Busatto é uma artista da palavra, com mais de 35 obras lançadas que venderam em torno de 350 mil exemplares. Mediadora de leitura, a escritora contou histórias para mais de 150 mil pessoas em 263 municípios do Brasil e exterior, formando em torno de 80 mil pessoas em oficinas e palestras de narração oral, leitura e literatura. Com obras indicadas e premiadas, foi finalista do Prêmio Jabuti em 2016 com o livro A fofa do terceiro andar, selecionado ao PNLD 2020 Literatura. O trabalho de Cléo Busatto também tem reconhecimento internacional por meio de programas educativo-culturais que ensinam o português como língua de herança (POLH).

Colaboração: Bharbara Hack / LC Agência de Comunicação