Os primeiros relatos de avistagem de baleias francas no Litoral Sul de SC foram registrados ontem pelo projeto Baleia Franca. Até o momento há informações de que duas baleias foram vistas na região.

Como explica a diretora de pesquisa do projeto, Karina Groch, as informações são de que esta dupla tem percorrido a região, e foi avistada em locais como a Praia do Rosa, da Ferrugem e da Ribanceira.

“Se as condições climáticas e do mar estiverem favoráveis devemos percorrer a região na quarta-feira para fazer a avistagem e ter informações mais detalhadas”, destaca Karina.

Ela explica que no começo da temporada das baleias francas normalmente ocorre a avistagem de alguns indivíduos adultos que percorrem a região, enquanto a avistagem de mães com filhotes costuma ter início na segunda semana de julho.

Karina completa que neste ano é esperado que a visitação das baleias fique dentro da média de 2002 para cá, que é em torno de 100 animais.

A condição climática atípica é o principal motivo para a interferência na disponibilidade de alimentos para as baleias francas e isso tem causado queda gradativa no número de animais na região durante a temporada de reprodução da espécie.

No ano passado, o número baixo de baleias, principalmente em setembro – quando é o pico da temporada reprodutiva –, chamou a atenção dos pesquisadores e ocorreu pelo segundo ano seguido. Este comportamento atípico é atribuído por Karina às anomalias climáticas.

São essas anomalias que interferem na disponibilidade de alimento para as baleias francas na Antártida e, consequentemente, no sucesso reprodutivo, explica a especialista. A temporada reprodutiva das baleias francas no Brasil é de julho a novembro, mas o melhor período para observação é entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de outubro.

Com informações do Jornal Diário do Sul