A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu o reajuste anual da Empresa Força e Luz de Urussanga (Eflul). A aprovação do reajuste foi realizada nesta terça-feira, dia 22, pela diretoria da Aneel. Conforme o comunicado da própria Eflul, o efeito médio a ser percebido pelos consumidores é de -1,52%, sendo distribuído em 4,50% para as tarifas de Baixa Tensão (Grupo B) e de -7,5% para as tarifas aplicáveis aos consumidores de Alta Tensão (Grupo A).

De acordo com a empresa, a tarifa dos consumidores residenciais, pertencentes ao subgrupo B1, sofreu reajuste de 3,72%, valor inferior à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado em 3,99% no período. Segundo a Eflul, as novas tarifas passarão a vigorar a partir da próxima terça-feira, dia 29 de agosto.

De acordo com a Eflul, a Aneel considera vários fatores para o cálculo que define o reajuste, como variações de mercado, preços de geração de energia, custos de transmissão, preço do dólar, inflação e outros quesitos. “A energia consumida no mês de agosto será valorada de modo proporcional aos dias de vigência das novas e antigas tarifas. Já a energia consumida a partir do mês de setembro será integralmente valorada pelas novas tarifas até o próximo reajuste tarifário, previsto para agosto de 2024”, explica a nota da Eflul.