Neste domingo, 18, o atacante Eder foi escalado pela primeira vez como titular no Campeonato Catarinense. Na ocasião, o Criciúma venceu o Inter de Lages, por 1 a 0, e o camisa 23 teve seu papel de protagonismo, marcando o único gol da partida, aos 28 minutos do primeiro tempo. No intervalo, a comissão técnica decidiu poupa-lo e Eder foi substituído por Renato Kayzer.

“Eu acho que está tudo correndo bem, agora ele está preparado para continuar num ritmo de jogos, no decorrer da nossa competição”, disse Alessio Antunes, auxiliar técnico de Claudio Tencati e que comandou o time neste domingo, já que o treinador estava cumprindo suspensão.

Eder estreou em 2024 no dia 16 de janeiro, no primeiro jogo do Criciúma na temporada, contra o Marcílio Dias, válido pela Recopa Catarinense. Na oportunidade, o atacante também marcou no primeiro tempo e foi substituído no intervalo. Após a estreia no ano, o atacante fez uma preparação especializada para voltar a ficar a disposição.

“Como ele chegou um pouco depois dos outros na pré-temporada, ele pegou uma fase de treinamento diferente dos outros, e por isso precisou desse tempo maior de treinamento, com preparação física, recuperação de cargas de trabalho, academia para a parte muscular, fez toda a experiência da adaptação e agora já está 100%”, explicou Ricardo Furtado, médico do Criciúma Esporte Clube.

O atacante voltou a ser relacionado e entrou, durante o segundo tempo, na derrota para o Brusque, na última quinta-feira, 15, pela 8ª rodada. Domingo, diante do Inter de Lages, fez dupla de ataque com o Felipe Vizeu e fez o gol da partida.

“Nós já tínhamos determinado um planejamento para ele, que era entrar gradativamente nos jogos, competir um pouco mais, voltar a fazer aquilo que ele gosta, que é jogar futebol e competir mais do que nunca num jogo oficial”, declarou Antunes.

Desde seu retorno ao Criciúma, em janeiro de 2023, o atacante disputou 40 jogos e marcou 13 gols.