Os vereadores de Urussanga usaram a tribuna na reunião ordinária desta terça-feira, dia 9, para cobrar, propor e informar sobre como estão contribuindo por melhorias para a população de Urussanga. A reunião também abordou denúncias de corrupção no cenário político regional e nacional.

Primeiro a fazer uso da palavra, o vereador Fabiano De Bona (PSDB) exibiu um vídeo da revista Época em que são reportadas diversas denúncias contra o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), todas investigadas no âmbito da operação Lava Jato.

O material aborda desde pagamentos que teriam sido feitos pelas empresas investigadas por palestras, benfeitorias em imóveis e patrocínios a familiares do presidente. Após o vídeo, De Bona criticou o retorno de Lula ao poder.

“Caiu no esquecimento de nós brasileiros o que esse homem fez enquanto estava no Governo. E ele está de volta, porque alguém o elegeu. Quem se arrependeu e acha que fez errado, recomendo que procure um psicólogo. Quem não se arrependeu e continua no erro, que procure um psiquiatra”, declarou o vereador.

Ponte em situação de risco

O vereador Ademir Bonomi, o Datcho (MDB), endossou na tribuna uma preocupação dos moradores do Rio Carvão Alto a respeito de uma ponte na comunidade. “Estive lá, fizemos foto e foi possível ver que há vigas quebradas e podres na parte de baixo. É uma situação de risco. Os moradores estão preocupados porque pode acontecer uma fatalidade”, expôs.

Datcho cobrou mais atenção para que a segurança na ponte seja restabelecida a partir da devida manutenção. Segundo ele, até caminhões de lixo passam pelo local. “A gente até alerta para que as pessoas não passem por lá, que procure outro percurso, porque a altura é significativa e a situação é muito perigosa”, afirmou.

Necessidade de mais exames de mamografia

O vereador Luan Varnier (MDB) continua cobrando a compra de mais exames de mamografia para atender as mulheres urussanguenses. Ele já havia apresentado uma indicação nesse sentido na semana passada, mas foi em busca de mais encaminhamentos para obter uma solução.

O parlamentar explicou que o município recebe recursos do Ministério da Saúde e repassa ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, que deve ofertar 50 exames por mês. O equipamento usado para os exames, no entanto, estava apresentando problemas.

“Hoje trago a notícia que o hospital comprou uma impressora de mamografia com recursos próprios, no valor de R$ 15 mil, e que em 15 dias esse equipamento já estará pronto para atender a população. O compromisso do hospital de Urussanga é ofertar os serviços que ficaram atrasados e atender aqueles que precisam, conforme o compromisso com o Ministério da Saúde”, afirmou. “Ficamos felizes quando uma demanda nossa é atendida. A prevenção ao câncer de mama é muito importante”.

Luan aproveitou o assunto para repudiar a postura da gestão municipal que, na avaliação dele, trabalha contra o HNSC. “A secretária não tem que ir para reunião dizer que os vereadores desta casa não devem encaminhar emendas ao hospital. Eu repudio este tipo de fala porque quando a pessoa sofre um acidente, é o hospital que vai atender”, observou o vereador. “Esse governo sem-vergonha, lá na primeira campanha, disse que abriria a maternidade. Onde está?”, cobrou.

Luan também exibiu imagens de um buraco na Baixada Fluminense, o qual está sinalizado por meio de uma vara com uma calcinha e um sutiã na ponta. “Essa é a imagem que Urussanga tem passado para a região. É uma coisa vergonhosa. Se a prefeitura não consegue fechar o buraco, fecha a porta da prefeitura”, declarou.

O vereador ainda anunciou que neste sábado, dia 13, às 9h30, estará na comunidade do Belvedere para dialogar com a população e ouvir as demandas dos moradores.

“Julgar prefeitos é função dos vereadores”

O vereador Erotides Borges Filho, o Tidinho (PDT), abordou a forma como as câmaras de vereadores de Tubarão e Capivari de Baixo estão lidando com os prefeitos presos por suspeita de fraudes nos serviços de caminhão de lixo.

“As duas tentaram abrir uma comissão para fazer o julgamento do prefeito. Em Capivari de Baixo teve unanimidade, todos os vereadores votaram a favor, inclusive os que são do partido do prefeito. Já em Tubarão, de 15 vereadores, apenas três votaram a favor da abertura do processo de cassação”, comparou Tidinho.

Segundo ele, no caso de Capivari, os vereadores cumpriram com a sua função, e traçou um paralelo entre esses casos e o contexto político em Urussanga. “A função de julgar prefeitos e vereadores por infração político-administrativa ou falta ético-parlamentar é dos vereadores. Não é da Justiça e nem da polícia. Já tentaram convencer a população de Urussanga disso, mas não é verdade. Essa função é dos vereadores”, ratificou.

O vereador retomou o assunto da área industrial e da reivindicação dos moradores da comunidade de São Pedro/Águas Mornas para que possam construir e ampliar suas residências, o que o atual Plano Diretor impede. “Faz cinco meses que pedem simplesmente uma resposta. Aparentemente não tiveram nenhuma”, afirmou.

“O que preocupa é que o prefeito tem propriedades perto dessa área industrial. Ele está com uma sanha tão grande para terminar a II, mesmo sem ter entregue os terrenos da I. Fica uma dúvida. Tem aquele galpão dele que antes da eleição era apenas um esqueleto, e hoje está bem terminado. Isso acende um alerta. Será que tem algum interesse pessoal?”, questionou.

Tidinho sugeriu a inclusão de um artigo na lei que permite que quem já mora há anos no local possa construir a sua casa, filhos também. Segundo o vereador, em Cocal do Sul o Plano Diretor foi alterado em 2019 para acrescentar essa previsão. “Não podemos podar bens que são heranças de família. Para tudo há uma solução. Se você não encontra, crie uma”, finalizou.

Casagrande parabeniza Lama na Veia

Gilson Casagrande (PP) destacou o trabalho realizado pela Associação Trilheiros Lama na Veia, que teve a declaração de utilidade pública aprovada em seguida na reunião ordinária dessa terça-feira.  O projeto tem a autoria dele e dos colegas de bancada José Carlos José (PP) e Odivaldo Bonetti (PP).

O grupo, além de promover a prática desportiva de eventos e competições, desenvolve diversas ações sociais em Urussanga. Casagrande destacou esses projetos, como os realizados durante o Natal, e reforçou o merecimento do projeto aprovado pela Câmara.

“Este é um projeto não só para esse grupo, mas também a todas as crianças que têm sonhos. Eles vêm fazendo um bom trabalho e demonstrando atenção por Urussanga. O grupo está agindo em todas as comunidades. Até fora de Urussanga estão atuando. Já está bem conhecido na história do nosso município e até em outros”, observou.
Integrantes do Lama Na Veia estiveram na reunião da Câmara e acompanharam a aprovação do projeto.

Nova Itália ganhará área de lazer

José Carlos José, o Zé Bis (PP), destacou o trabalho liderado por ele para que o local do clube Caça e Pesca, no bairro Nova Itália, tenha uma destinação mais útil à comunidade, como noutros tempos. O parlamentar informou que regularizou toda a documentação e uma nova diretoria foi formada para administrar o clube.

“Foi um trabalho demorado porque veio a pandemia e eu, com 37 anos de contador que sou, nunca vi um CNPJ sumir do sistema da Receita Federal. Constava como inexistente. Para transferir aquele imóvel para a prefeitura tinha que ter a Certidão Negativa e, para isso, precisaria de um CNPJ ativo. Consegui resolver tudo isso”, lembrou.

Ele exibiu a certidão e a escritura, passando o imóvel para o nome da prefeitura.

“Agora, a Prefeitura pode entrar lá, colocar máquina, derrubar tudo e construir aquele grande centro de múltiplo uso com campo de futebol, cancha de bocha, parque infantil e academia. Como lá tem também uma mata extensa, sugeri também fazer uma pista de caminhada ou bicicross”, relatou.

Segundo ele, o prefeito Gustavo Cancellier (PP) já apresentou o projeto à comunidade e ficou muito bom. “Eles realmente necessitam dessa área de lazer. É um grande projeto”, afirmou.

Zé Bis também destacou as duas audiências públicas que já conseguiu para tratar de problemas relevantes de Urussanga. A mais recente, foi realizada na semana passada para debater o traçado da SC-108 nos bairros Santa Luzia e Bel Recanto, com o intuito de assegurar o acesso às comunidades.

A outra, realizada em 2019, teve como finalidade a redução da energia elétrica de Urussanga. “A audiência pública e o abaixo-assinado foram importantíssimos para aprovar o projeto lá no Congresso. Todo comércio, toda indústria, todo agricultor e o poder público estão pagando menos de energia elétrica e menos ICMS da energia”, ressaltou Zé Bis.

O vereador também manifestou condolências pelo falecimento de Romeu Delayti, ex-vereador de Urussanga por três mandatos (1973 a 1977, 1977 a 1983 e de 1989 a 1992). “É uma pessoa que fez muito pela nossa comunidade. Melhorou muito a qualidade de vida da nossa Urussanga. Certamente vai para um bom lugar, junto a Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse Zé Bis.

Confira: