A próxima edição da “Quinta do Chá”, em Urussanga, irá abordar o uso e os benefícios da babosa. O evento é realizado toda última quinta-feira de cada mês, e é promovido pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). O evento tem o objetivo de promover o uso seguro das plantas medicinais e a prática do autocuidado. A próxima edição acontece nesta quinta-feira, dia 29, no Centro Pastoral da Igreja Matriz a partir das 14h.

Neste encontro, a equipe abordará a planta aloe vera, a popular babosa. “Vamos abordar os aspectos botânicos, terapêuticos, uso popular, estudos científicos e também o método de utilização da espécie. Misturamos saberes científicos e populares, pois temos a participação da comunidade. É um momento de troca de saberes. Os profissionais passando o conhecimento científico, para o que a planta é validada, quais são os estudos e a comunidade falando como que faz o uso em casa.”, explica a coordenadora da Assistência Farmacêutica, Gabriella Peraro Cemin.

A coordenadora ressalta ainda que a babosa possui propriedades cosméticas e dermo farmacêuticas. “Ela pode ser utilizada como suavizante, tonificante, refrescante, aumenta a produção de colágeno, suaviza as manchas da pele, além de ser utilizado como anti-inflamatório. Utilizamos o gel dela, que é translúcido e gelatinoso, e pode ser usado diretamente na pele”, garante.

A cada mês uma nova espécie é apresentada e tem seu uso debatido no encontro, sendo que as escolhas não são ao acaso. “A gente escolhe uma planta que seja de uso da nossa região. Primeiro realizamos uma pesquisa para fazer o levantamento dessas plantas e hoje a gente sabe quais são as espécies mais utilizadas em Urussanga. Todo mês a gente fala um pouco sobre uma dessas plantas, ervas ou chás”, destaca Gabriella.

Colaboração: Ana Paula Nesi / Assessoria de Imprensa