O Sul catarinense segue em alerta para os próximos dias por conta da previsão de chuva. As equipes da Defesa Civil estão preparadas para ocorrências de alagamentos e deslizamentos de terra. Isso porque os últimos dias já foram úmidos em todo o estado, resultando em um solo extremamente encharcado. De acordo com o Ronaldo Coutinho, da Climaterra, esta quinta-feira, dia 5, será de tempo mais seco e nublado, podendo ter alguma garoa fraca durante o dia. No entanto, a condição de chuva aumenta novamente a partir de sexta-feira, dia 6.

Conforme o coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, há risco de alagamento e deslizamento em toda a região Sul. O ponto alto de chuvas deve ocorrer durante o sábado, dia 7, e domingo, dia 8. Tanto a recomendação de Rosinei como a de Coutinho é de evitar fazer viagens longas pelo estado e transitar pelas rodovias, já que pode ocorrer quedas de barreira e alagamentos, prejudicando o trânsito. Ouça a previsão completa com o Ronaldo Coutinho, da Climaterra:

 

Em apenas cinco dias, já choveu em Santa Catarina o que era previsto para um mês. Em algumas cidades esse volume já ultrapassou o nível. O coordenador Rosinei ainda ressalta que a chuva deve persistir nas próximas semanas. Na próxima terça-feira, dia 10, a previsão é de tempo seco. No entanto, a partir de quarta-feira, dia 11, a chuva deve voltar, estendendo-se até a terceira semana de outubro. “Toda a chuva que vai cair agora já é acima do normal. Mesmo que só chova 10mm, 5mm, 1mm, já é acima do normal porque já foi a chuva do mês de outubro”, afirma.

Na Região Carbonífera, a Defesa Civil já realiza ações preventivas. Limpeza de rios, drenagens, além da preparação de equipes já estão sendo organizadas. Ouça a entrevista com Rosinei realizada no programa Comando Marconi:

 

O programa Ponto de Encontro também abordou o assunto em entrevista com a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz. Ouça mais:

 

Ocorrências pelo estado

A previsão indica possíveis ocorrências por conta das chuvas no Sul neste final de semana. Porém, outras regiões do estado já enfrentam dificuldades devido ao tempo. Conforme o balanço da Defesa Civil, sete municípios catarinenses já decretaram situação de emergência, sendo elas: São Bento do Sul, Campo Alegre e Corupá, na região Norte; Ibiam e Jaborá, no Oeste; e Laurentino e Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí.