Nove dias de prova, atravessando quase sete estados brasileiros, tudo com apenas uma moto. Esse foi o desafio do piloto Gabriel Brüning, de apenas 26 anos e natural de São Ludgero. O catarinense participou do Rally dos Sertões 2023, realizado em agosto, e foi campeão da categoria Moto 2 e vice-campeão geral. Ao todo, foram 3.793 quilômetros percorridos por Gabriel, piloto oficial da Yamaha. “A gente recebe um dia antes o mapa e não sabe o que vamos enfrentar: vai ser 200, 300 quilômetros, no outro dia, então, a gente marca os lugares perigosos, os lugares para ter atenção, e no outro dia a gente não sabe se vai pegar serra, se vai pegar praia, se vai pegar cascalho, areia, como vai ser, a gente não sabe, a gente só sabe que tem que percorrer aquela tal trilha”, explica.

O interesse de Gabriel por motos surgiu através de seu pai, que também é piloto, porém percorre trilhas na região. Foi por conta dele que desde criança, aos 4 anos de idade, se recorda de andar de bicicleta pensando em ser uma moto. Além de ser piloto, Gabriel também atua na área de reciclagem de plásticos para fabricação de mangueiras junto com seu pai. O programa Ponto de Encontro abordou mais sobre o rally e a história de Gabriel em entrevista. Ouça mais na íntegra.

 

Brüning conta que a preparação começou já no início do ano. Além da parte física, na qual realiza treinamentos especializados, há também a preparação psicológica e nutricional. Tudo isso serve para garantir um melhor desempenho durante a prova, na qual são percorridos de 500 a 700 quilômetros por dia, em média. Conforme o piloto, o seu objetivo inicial era ficar entre os cinco primeiros colocados na categoria geral. Ficar em segundo foi mais do que a realização de um sonho. No Rally dos Sertões deste ano, o primeiro lugar geral ficou para um norte-americano.