Neste dia 10 de fevereiro de 2024, a Rádio Fundação Marconi comemora os 73 anos de fundação e serviços prestados à comunidade de Urussanga e região. Desde 1951 os microfones da emissora têm levado ao ar inúmeros temas relevantes, ajudando o ouvinte a ter informações e conhecimento gerais de saúde, esporte, política, cultura, arte e muito mais. A rádio, que foi fundada pelo Monsenhor Agenor Neves Marques em 1951, nasceu com o objetivo de propagar a evangelização, e assim continua com a sua essência, leva ao ar o conteúdo religioso diariamente. Mesmo mantendo vivo o objetivo de oferecer boas novas aos cidadãos, a Rádio Marconi segue ao longo das décadas em atualização, preocupada com o ouvinte, inovando, buscando mais canais para chegar perto do ouvinte. Nos últimos quatro anos a Marconi tem se adaptado e procura estar integrada aos novos recursos tecnológicos com as multiplataformas digitais. A Marconi busca chegar aos municípios de abrangência pelo canal do rádio 99.9 FM, mas também atingir espectadores em todas as partes do mundo pelos canais digitais. Nesta passagem de mais um ano de transmissores irradiando nosso conteúdo, queremos compartilhar com cada ouvinte, com cada seguidor nas redes sócias, um pouco do que conseguimos registrar da história regional.

Preparamos um programa especial para comemorar a passagem dos 73 anos da Marconi 99.9 FM. O comunicador Edi Carlos de Rezende conduziu entrevistas durante uma hora, na manhã de sábado, dia 10 de fevereiro de 2024. O legado do Padre Agenor é lembrado pela comunicadora Rosa Miotello. Logo em seguida, uma conversa com Sérgio Maestrelli, ele apresentou fatos relevantes que a Marconi transmitiu em todos esses anos. Na parte religiosa, o presidente da emissora, Padre Giliard Cesconeto Gava, evidencia o trabalho de evangelização da rádio. O jornalismo e esporte são valorizados pelo comunicador Joel Bernardo. Por fim, um bate-papo com o gerente Administrativo, André Niclele, sintetizando o trabalho de bastidores que é organizado diariamente por toda equipe Marconi.

Nós queremos brindar com você tudo o que testemunhamos juntos pelas ondas da Rádio Fundação Marconi 99.9 FM. O nosso especial foi ao ar na manhã deste sábado, dia 10, das 9 horas às 10 horas. Confira:

 

Rosa Miotello lembra a vivência com o fundador da Marconi

A apresentadora do programa Andorinha Mensageira, aos domingos, Rosa Miotello, foi a primeira convidada para o Especial. Rosa lembrou o contato que teve com o fundador da emissora, o Mosenhor Agenor Neves Marques. “A rádio sempre foi a menina dos olhos dele. Ele tinha um carinho muito especial, achava que através da rádio era uma forma forte de levar a palavra de Deus a todos. Eu acho que ele [Mosenhor Agenor Neves Marques] sempre pensou que a rádio Marconi seria isso mesmo”, contou Rosa.

Para a comunicadora, a Rádio Marconi sempre marcou na vida das pessoas, pois esteve presente em momentos bons e momentos ruins, fez as pessoas rirem e chorarem. “Eu acho que a gente espera que ela continue dessa mesma forma, levando a boa palavra de amor e de incentivo, levando notícias sérias. A Marconi nunca usou de Fake News, é isso que sempre comento. Ela traz a verdade, ela fala a realidade. Eu espero que a Rádio Marconi continue assim, verdadeira. Setenta e três anos é uma vida, uma longa trajetória. Eu espero que a Rádio Marconi fique setenta e três mais setenta e três, e que ela se perpetue. Parabéns Rádio Marconi”, frisou a apresentadora.

Sérgio Maestrelli recordou fatos noticiados pela emissora

O engenheiro Agrônomo aposentado da Epagri, Sérgio Roberto Maestrelli, além de ser um dos diretores da Rádio Marconi, se dedica a ser historiador. Maestrelli aproveitou elencou diversificados fatos relevantes noticiados pela Rádio Marconi 99.9. “Minha amizade com o Padre Agenor começou quando tinha oito anos de idade, enquanto eu era aluno do Paraíso da Criança. Nós tivemos sempre uma grande amizade por conta de um ponto em comum, que era a história”, relata Sérgio.

Confira abaixo alguns dos fatos relatados pelo historiador e foram registrados pela Marconi marcando a história da comunicação:

1950 a 1959

Inauguração do sistema de alto-falante da Igreja Matriz (1950). Fundação da rádio Marconi (1951). Primeiro programa da Rádio (1952). Inauguração do Cabo Aéreo de Santana, em Urussanga (1956). Morte do segundo pároco, Cônego Luiz Gilli (1956). Rádio presente na inauguração do Paraíso da Criança (1959).

1960 a 1969

Registro do Urussanga Futebol Clube como campeão da Liga Lauromüllense de Futebol (1961). Transmissão do jogo da Copa do Mundo pelo sistema de alto-falante da Rádio Marconi (1966). Registro da fundação do Clube da Colina e do conjunto Cardeais da Colina (1967). Programa Ranchinho de Palha (1967). Divulgação da chegada do homem na Lua (1969). Programas do comunicador Marcolino Trombin (entre décadas de 60 e 80). Brasil Campeão da Copa do México (1970). Visita do Presidente Médici em Criciúma (1973. Enchentes na região (1974). Os 25 anos da Marconi (1976). Centenário de Urussanga (1978). Transmissão da inauguração do asfalto entre Orleans e Criciúma (1978). Chegada da La Pietá em Urussanga (1979).

 1980 a 1989

Tragédia na Mina Santana (1984). Primeira Festa do Vinho de Urussanga (1984). Transmissão da Assembleia Constituinte (1966). Início do primeiro programa Italiano da Marconi (1987).

1990 a 2000

Criciúma campeão da Copa do Brasil (1991). Acordo do Gemellaggio entre Urussanga e Longarone (1991). Primeira festa Ritorno Alle Origini (1991). Notícia do falecimento do tenor urussanguense, Aldo Baldin (1994). Início do programa La Voce Della Benedetta com Ernesto Costella (1999).

2000 a 2024

Cinquenta anos da Rádio Marconi (2001). Transmissão do lançamento do primeiro espumante de uva Goethe (2004). Vinho Goethe conquista a primeira Indicação Geográfica de Santa Catarina (2011). Sérgio Maestrelli inicia o quadro Attenti Ragazzi (2014). Desligamento da AM-780 e início da 99.9 FM (2018). Cobertura de anúncio das paralisações devido a pandemia da Covid (2020). Comemoração dos 70 anos da Marconi (2021). Inauguração do Estúdio Parque (2022).

“E para o 2024 vamos inaugurar o Espaço Memória da Rádio Marconi. Para mim será um momento de sair com a alma lavada”, completou Sérgio Maestrelli.

Padre Giliard Cesconeto Gava evidencia as transmissões religiosas pela Marconi

“Eu acredito que a rádio Marconi seja por excelência o nosso grande instrumento de evangelização. A Rádio Marconi transmite missa diária. Estamos oferecendo para a região esse grande momento de ligação com Deus. O Monsenhor Agenor Neves Marques, quando idealizou a Rádio Marconi, obviamente, estava nos seus planos que a Rádio Marconi crescesse. O projeto da Rádio é ampliar o horizonte para que na programação a palavra de Deus seja mais ouvida. No que for preciso vamos fazer que a Rádio Marconi seja a Voz da Diocese de Criciúma e toda região. Espero que a Rádio Marconi siga em frente por vários e vários anos”, assegurou o Diretor-Presidente da Rádio Marconi, Padre Giliardi Gava.

Rádio Marconi atua efetivamente no jornalismo e esporte

O apresentador do programa Comando Marconi e narrador esportivo, Joel Bernardo, foi um dos convidados para o programa especial os 73 anos da Marconi. “O jornalismo da Marconi fez parte de grandes decisões que aconteceram na região, nos mais de cinquenta municípios do sul. Hoje a Rádio Marconi é respeitada pelas notícias que passa, pela credibilidade que tem, um trabalho que foi feito ao longo de tantos anos”, enfatiza o profissional.

Investimentos e trabalho social é objetivo da Rádio Marconi

O gerente Administrativo da Rádio Marconi, André Niclele, participou do programa especial e destacou que a emissora tem um objetivo grandioso, o de servir a sociedade. ”Para Urussanga é muito importante ter uma rádio com as características da Marconi. A gente trabalha em parceria com entidades filantrópicas, que também somam com a sociedade. Eles se utilizam do canal da rádio para poder se comunicar com a sociedade e a gente resolver tudo da melhor forma. Desejo para a Rádio Marconi muitos e muitos anos. Nós estamos no período da nossa vida dando a nossa contribuição, mas novas pessoas virão. A rádio não para, o objetivo e o sentido da Marconi nunca vai ser finalizado, sempre vai ser da sociedade”, ressalta o gerente André.

Espaço Memória

Em breve a Rádio Marconi vai inaugurar o Espaço Memória, que será montado na sede da emissora. Haverá um local próprio para preservar a história da emissora. As pessoas poderão visitar e conhecer equipamentos antigos, saber como era o rádio de anos atrás. Será montado um estúdio semelhante ao que era utilizado por muitos anos, em forma de aquário. O acervo da rádio Marconi, com vinis e Cds, está sendo preparado para ficar exposto no Espaço Memória.

Da Redação

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi 99.9 FM.