Devido às manifestações de moradores do bairro Bom Jesus, os vereadores de Urussanga encerraram a sessão desta terça-feira, dia 17, antes do previsto. Pessoas da comunidade estavam presentes na Câmara para relatar problemas gerados pelas chuvas volumosas dos últimos dias. Além de alagamentos, alguns moradores do bairro sofrem com lama, além do mau cheio proveniente do esgoto. De acordo com o presidente do Legislativo, vereador Daniel Rejes Pereira Moraes (PSD), durante a fala dos parlamentares os moradores se manifestaram. Com base no artigo 155, inciso III, do regimento interno da Câmara, a sessão precisou ser encerrada.

Em entrevista, o vereador Daniel explicou que os moradores podem se manifestar na Câmara após protocolarem um pedido de tribuna livre uma semana antes. Como os moradores não se inscreveram, além de terem se manifestado durante a sessão, a reunião precisou ser encerrada. No entanto, depois do encerramento, os vereadores realizaram uma conversa informal com os moradores para entender a situação. O presidente Daniel ainda destacou que entende os moradores, já que eles estão passando por um momento difícil, além do medo de a chuva causar ainda mais danos. O assunto foi abordado em entrevista no Comando Marconi. Entenda:

 

O vereador comentou que duas pessoas falaram em nome da comunidade com os outros parlamentares. “O que eu tentei deixar bem claro para essas pessoas também é que às vezes o vereador fica na mesma situação do munícipe, claro que o vereador é a voz do munícipe ali dentro, a voz que leva para o prefeito, para o Executivo, mas o Legislativo, a função do vereador, às vezes a gente fica com as mãos amarradas, a gente não consegue executar. O Legislativo indica, ele sugere, ele busca recursos, mas quem faz efetivamente, quem está lá na ponta e quem tem a tinta na caneta é o Executivo”, afirmou.

Moraes ainda disse que ficou acordado que o líder de governo, o vereador José Carlos José (PP), ficou responsável de repassar as reivindicações dos moradores para o prefeito Luis Gustavo Cancellier (PP). “Depois conversei com alguns líderes do Bom Jesus, entenderam perfeitamente a situação, acho que foi bem proveitoso, saíram contentes dali”, afirmou. O presidente também frisou que a Câmara antecipou a devolução de R$ 800 mil à prefeitura para que a administração possa realizar ações em prol das afetados pelas chuvas.

Veja o momento em que a sessão foi encerrada: