Na manhã desta quarta-feira (24), policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia cumpriram um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela Justiça em um quarto de hotel e prenderam em flagrante um homem, de 27 anos, no Centro de Criciúma. Ele é suspeito de pelo menos dois estelionatos contra idosos.

No quarto do hotel em que o preso estava hospedado foram encontrados cartões de créditos, dinheiro, máquinas de cartões bancários e roupas utilizadas no momento do crime. Os crimes foram praticados na segunda-feira (22), podendo haver novas vítimas. O prejuízo sofrido pelos idosos é de cerca de R$ 50 mil.

O golpe

Aproveitando do isolamento social, a ação criminosa se inicia com uma ligação para a casa da vítima, em sua grande maioria idosas, afirmando que seu cartão bancário foi clonado.

Após ludibriar o idoso e capturar as senhas, através do telefone, os criminosos pedem as vítimas para colocar os cartões junto a uma carta escrita de próprio punho e entregá-los a um representante do banco ou policial que passará logo em seguida em sua residência.

De posse dos cartões (chip íntegro) e das senhas das vítimas, os criminosos dilapidam todo o dinheiro depositado na conta bancária, através de saques, transferências e compras fraudulentas em outros Estados. As investigações prosseguem.

Alerta

Segundo o Delegado de Polícia Túlio Falcão Magalhães, que coordenou a ação, a população deve ficar atenta, pois as instituições bancárias não aplicam esse tipo de procedimento quando há clonagem de cartões.

O banco nunca solicita o recolhimento do cartão. Assim, caso tenha dúvidas acerca da segurança da sua conta, entre em contato pessoalmente com os representantes do seu banco, e, caso seja informado através de ligação, não forneça sua senha ou entregue o cartão bancário para nenhum estranho.

Colaboração: Polícia Civil