Uma das sociedades mais antigas do estado catarinense, o Clube 12 de Outubro, de Pedras Grandes, completou 115 anos de fundação nesta semana. Criado em 1907, o clube surgiu através de uma iniciativa de um grupo de imigrantes italianos, que tinham o objetivo de se reunir para promover atividades culturais, como bailes, carnavais, peças de teatro e reuniões com os amigos. De acordo com o secretário de Cultura de Pedras Grandes, o jornalista Júlio Cancellier, com o passar do tempo, o clube apresentou uma maior integração entre os imigrantes e os brasileiros, além de pessoas de outra etnias que viviam na região.

Parte interna do prédio do clube

Os bailes realizados na sede do clube atraiam pessoas de várias regiões de Santa Catarina. “Era um acontecimento de gala. Nós tínhamos debutantes da sociedade de Pedras Grandes, de toda e região, e vinha gente de fora, de Florianópolis, Tubarão, de Orleans”, ressaltou Cancellier. “O Clube 12 é uma casa centenária, antiga, ela tem janelas grandes, que dali se observava, inclusive, a passagem dos trens durante os bailes de carnaval”, comentou. De acordo com o jornalista, as pessoas diziam que eram as janelas que chamavam as pessoas a se divertirem. “Uma festa realmente muito democrática, muito participativa”, afirmou.

O secretário Júlio participou de entrevista no programa Ponto de Encontro e falou mais sobre a história do clube e a sua importância para a sociedade. Ouça mais na íntegra:

 

Para comemorar a data, foi realizado o musical “Clube 12 de Outubro 115 anos”, dirigido pelo secretário Júlio. Acompanhe o espetáculo a seguir:

O musical lembra os bailes de debutante e carnavais no clube, em cujo palco se apresentavam orquestras e conjuntos como Matusa, Brazilian Boys, American Night, Mastro Zezinho e muitos outros artistas. A marca italiana da cidade que foi a primeira colônia de imigrantes do sul do estado está presente com a participação especial do Coral de Pedras Grandes, que interpreta a celebre canção “Mérica, Mérica”.