A cidade de Orleans busca receber reconhecimento e a certificação internacional como município sustentável. No próximo domingo, dia 5, o prefeito Jorge Koch (MDB) embarca com destino a Berlin, na Alemanha, para participar do Internationale Tourismus-Börse (ITB Berlin), maior feira de turismo do mundo, onde sairá a divulgação mundial do processo de certificação pelo Global Sustainable Tourism Council (GST). O chefe do executivo participará junto da comitiva liderada pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), ao lado dos prefeitos dos municípios de Itá, Treze Tílias e Bombinhas. “Essa certificação é muito esperada, pois nos preparamos muito com nossa equipe técnica, que apresentou as boas práticas e fez com que atendêssemos os mais de  100 critérios estipulados internacionalmente e que estão em processo de  auditoria”, ressalta Koch.

Todo esse movimento integra a  parceria da prefeitura junto às entidades locais e voluntários com o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL-Orleans), implantado pela FACISC desde 2019 na cidade. De lá para cá, além do certificado, a cidade já ganhou, em 2021, o prêmio no Concurso do Top 100 Destinos Sustentáveis, sendo finalista também na categoria do júri técnico com o case de boas práticas do Movimento Orleans Viva-MOV.  Em 2022, como manteve seu desempenho nos critérios, e colocou em voga a história do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, o município foi classificado entre os destinos turísticos mundiais com boas práticas sendo assim, reconhecido no TOP 100 2022.

Para a coordenadora do DEL Orleans, Giani Loli, com os esforços combinados na Câmara Técnica de Turismo e Cultura, o município tem aproximado o poder público do trade turístico e demais repartições públicas para pensar a sustentabilidade. “Bem como trazer evidências de várias práticas realizadas pelos setores hoteleiro e gastronômico, desde o aproveitamento de água da chuva, energia solar, incentivo ao aperfeiçoamento técnico, bem como capacitação em geral”, comenta.

Durante a viagem, o prefeito realizará atividades técnicas com apoio do Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW),  com visitas a projetos voltados ao desenvolvimento do turismo sustentável e geração de renda em municípios da Baviera, além da atividade técnica com o especialista em turismo, gastronomia e hospedagem da Alemanha, Hans Peter Sattler. O assunto foi abordado em entrevista no programa Comando Marconi com o prefeito Koch. Ouça mais:

 

Sobre o DEL

A metodologia do DEL tem origem no Consenso de Essen na  Alemanha e desde 2012 é implantado pela FACISC em diferentes municípios do Brasil. Atualmente, o DEL está em mais de 120 cidades brasileiras espalhadas em seis estados. Em Orleans, são mais de 50 entidades envolvidas de forma direta com a implantação do programa, somando ainda aproximadamente 100 voluntários e mais de 50 projetos. Orleans busca certificação internacional de sustentabilidade.

Colaboração: Débora Legnani / Assessoria de Imprensa