O número de doações de sangue em 2023 também foi positivo no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Criciúma. A nível estadual, o centro apresentou um crescimento de 4,1 % em comparação ao ano anterior. De acordo com a coordenadora técnica do Hemosc de Criciúma, Amanda Leal, o resultado foi positivo mesmo com os transtornos gerados pelas condições climáticas, como as enchentes, que impossibilitaram o deslocamento. O assunto foi destaque em entrevista no programa Comando Marconi. Confira:

 

Amanda destacou ainda sobre a importância das parcerias do Hemosc com as prefeituras da região. Isso porque são realizadas diversas campanhas, no qual as prefeituras disponibilizam transporte gratuito para as pessoas que querem doar. Além disso, o incentivo de familiares, amigos e colegas também é crucial, já que muitas pessoas acabam doando pela primeira vez para ajudar outros.

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação. É necessário apresentar documento com foto. Além disso, uma pessoa que foi vacinada contra a Covid-19 poderá doar após sete dias depois de ter feito a aplicação. Saiba mais sobre os critérios para doação de sangue acessando aqui.

As pessoas de Criciúma e região que querem doar sangue, precisam realizar agendamento através do site do Hemosc ou ligar pelo telefone no número (48) 3444-7410. Acompanhe o trabalho feito pelo Hemosc através das redes sociais: FacebookInstagram e Site.

Confira também:

Hemosc encerra 2023 com aumento de 4,1 % nas doações de sangue