Uma reunião realizada na tarde dessa quinta-feira, dia 8, entre representantes do sul do estado e o governador Jorginho Mello, em Florianópolis, discutiu a obra de duplicação da SC-108, ligação entre Urussanga e Criciúma passando por Cocal do Sul. Havia uma expectativa muito grande para saber o que seria definido na audiência. A novidade é que o governador Jorginho Mello ficou de analisar melhor o assunto quando voltar de uma viagem internacional que fará a Dubai.

“Saímos satisfeitos do encontro porque agora, depois de um ano dessa obra parada, a gente tem uma luz no fim do túnel. Temos o conhecimento e o consentimento do governador. E agora nós temos um prazo, uma data para saber como o governo do estado vai lidar com essa questão”, afirmou Fernando de Fáveri, prefeito de Cocal do Sul.

Segundo o prefeito sul-cocalense, o governador determinou ao Secretário Adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, que um novo estudo seja realizado, uma nova proposta seja apresentada a ele. De Fáveri acrescentou ainda que o governador disse que quando voltar da viagem ele quer uma alternativa, para saber se vão fatiar a obra ou se vão fazer algumas alterações.

“Apresentamos um audiovisual ao governador para ele entender a necessidade da obra. Deixamos claro que essa obra não é uma obra de Cocal do Sul, é uma obra do sul do estado. Em Cocal do Sul, são 620 mil carros por mês que passam por ali, são 22 mil carros por dia. A gente mostrou dados de câmeras que mostram esses números. Apresentamos também vídeo com imagens de drones na hora que a cidade fica completamente engessada pelo número de carros. A mobilidade é um problema em alguns pontos. O governador entendeu que isso é um problema regional e se faz necessário”, enfatizou o prefeito de Cocal do Sul.

Na audiência com o governador Jorginho Mello, intermediada pelo Deputado Estadual Jessé Lopes, estiveram presentes o prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, o vice-prefeito Erik Zeferino, o presidente do Legislativo sul-cocalense, vereador Gilson Clemes, além de outras lideranças políticas regionais. O representante da empresa Eliane, Eduardo Fontanella, também participou da reunião.

Outros assuntos também foram debatidos na reunião, como o gás natural e o impacto financeiro direto com as indústrias cerâmicas, visto que em Santa Catarina é mais caro que em São Paulo. Foi decidido que o assunto será minuciosamente tratado diretamente com a SC Gás.  Outro assunto abordado foi a finalização das obras no trecho da SC-442.

O prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri, gravou um vídeo falando dos assuntos abordados na audiência:

Da Redação / Edi Carlos de Rezende

Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba as principais notícias que foram destaques na programação da Marconi 99.9 FM.