Dom Leonardo Steiner é Bispo da igreja católica, natural de Forquilhinha, e está de passagem pela terra natal. O primeiro Cardeal da Amazônia é Franciscano, da ordem Franciscana Menor (OFM). A reportagem da Rádio Marconi 99.9 FM, na manhã desta sexta-feira, dia 4, participou da entrevista coletiva de Dom Leonardo, em Forquilhinha. Ouça:

 

O religioso completa 72 anos no domingo, dia 6, e irá celebrar a data com a família, mas também com celebrações na igreja matriz de Forquilhinha. “Venho todos os anos ver a minha família. É sempre um momento muito especial. Agora, como Cardeal, trago experiências enriquecedoras da Amazônia. É bom dividir isso com as pessoas próximas e os fiéis”, disse.

Em 2005, Dom Leonardo foi nomeado Bispo no estado de Mato Grosso. Depois foi eleito Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e transferido para bispo auxiliar de Brasília.

Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo, foi empossado recentemente pelo Papa Francisco como novo Cardeal da Igreja Católica, sendo o primeiro cardeal da Amazônia brasileira.

Faz parte do Colégio Cardinalício, que tem algumas atribuições e, principalmente, na ausência do Papa, é o Colégio Cardinalício que se reúne em conclave, sem nenhum contato com pessoas externas, com o propósito de nomear ou de eleger um novo Papa. Agora, ele é candidato no próximo conclave, se o Papa Francisco renunciar ou morrer, Dom Leonardo poderá ser eleito Papa.

Hoje, são 120 cardeais com possibilidade de eleição no mundo todo, então vai depender de como é a popularidade dele entre os cardeais.