Evaristo Scarsanela viveu boa parte de sua infância em Urussanga e, depois de 34 anos morando nos Estados Unidos, retornou ao Brasil para ser ator em um filme que também é ambientado em sua cidade natal. Evaristo é formado em Engenharia de Som desde 2007, tendo trabalhado na produção de diversos materiais nos estúdios da Califórnia. O que começou com o tratamento especial do som nas produções cinematográficas, se tornou uma aventura nas telas.

Nessa aventura, Evaristo decidiu produzir um roteiro de uma série. “Eu decidi que faria em Urussanga, pois é a capital do vinho e é maravilhosa a cidade, tem uma qualidade de cinema muito importante, muito bonita, muito artística”, comentou. Foi aí que reacendeu a conexão com o cineasta Luiz Fernando F. Machado, que também é urussanguense. Evaristo e Luiz cresceram juntos, sendo amigos quando moravam no bairro Baixada Fluminense. Agora, os dois colaboram para o desenvolvimento de toda a produção.

O projeto Amoroso é ambientado em 1986 e conta a história de uma família que foi assassinada por mafiosos em Brooklyn. No entanto, uma criança sobreviveu e foi enviada a Urussanga para morar junto com sua avó. Ali, o personagem “Amoroso” aprende a fazer o “bom vinho”. Anos depois, dois estrangeiros chegam a Urussanga com a ideia de exportar o seu vinho, porém, o objetivo real era finalizar um trabalho pendente: acabar com toda a família Amoroso.

As gravações em Urussanga chegaram a ser feitas há cinco anos, antes mesmo da pandemia da Covid-19. Por isso, alguns materiais estão sendo refeitos. “Tem muitas ligações com a cidade, com o prefeito, com o delegado, com o padre, todos esses personagens estão bem desenvolvidos nessa história. Então, eu gostaria muito e eu acho que vai acontecer, que nós vamos refazer isso e dar mais atenção a esses personagens e um pouco mais a cidade, porque a gente teve pouco tempo para gravar, então teve muitas cenas que foram excluídas nesse primeiro tratamento, e que a gente quer trazer tudo de volta para fazer bem certinho, bem caprichado”, explica Evaristo. Entenda mais na entrevista realizada no programa Ponto de Encontro:

 

Até então, uma outra pessoa estava escalada para dar vida ao personagem de Amoroso. Porém, devido a problemas logísticos com o responsável, o próprio Evaristo dará vida ao papel. “Eu tive que tomar a barra e fazer a atuação, em que daí, com o Luiz Fernando dirigindo, eu acho que isso deu uma ideia para ele de que eu poderia participar e continuar com essa nova jornada”, relembra Evaristo. Foi aí que ele participou de um outro projeto de Luiz Fernando, o Amadeu e a Madeira, interpretando o delegado Alberto. “Eu aprendi mil vezes mais participando desse filme do que eu jamais pensaria em aprender se eu tivesse ido para uma escola de ator ou tivesse participado em várias outras coisas nesse ramo”, afirma.

Sobre o filme Amoroso, Evaristo destaca que ainda não há previsão de estreia. “Está nas mãos de umas pessoas muito inteligentes, mais do que eu, nesse setor de produção e núcleo de produção. Não tem previsão ainda de quando vai ser lançado, porque, de novo, a gente tem que começar do passo zero, e daí, caminhando as coisas em relação ao elenco, localizações, tem que marcar certinho as localizações, marcar um tempo do ano onde todo mundo está disponível a fazer”, comenta.