Tendo como um dos cenários a cidade de Araranguá, o cineasta urussanguense Luiz Fernando Machado irá adaptar o livro “Amadeu e a Madeira” em um longa-metragem. De acordo com o autor, as gravações iniciaram nesse domingo, dia 3, no Distrito de Ilhas. Além de Araranguá, o longa conta com cenas em Florianópolis. “É uma comédia de ação, com bastante ação, com efeitos especiais de set”, destaca Luiz Fernando.

Para as gravações, o cineasta contará com a participação da própria população. “Em Araranguá, por exemplo, a gente vai fazer uma cena que representa a saída da missa ali da comunidade, que é onde tem um diálogo entre os pais do protagonista. E para essa figuração, a gente fez essa convocação que está ocorrendo há aproximadamente uma semana. Então, a gente vai gravar no domingo de tarde lá com a participação da própria comunidade”, explica. O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com Luiz Fernando. Saiba mais:

 

Conforme o cineasta, o roteiro é rico e busca valorizar o local e a integração. “É uma trama policial internacional que brinca com a Guerra Fria, com a KGB, com a CIA. Essa trama internacional vem parar em Florianópolis, e aí tem a questão da guerra entre facções locais, a delegacia de combate às facções, o delegado, então tem vários núcleos, em paralelo ao futebol. Então, a gente está com vários parceiros e a gente está integrando esses núcleos”, esclarece Luiz Fernando. “É uma comédia adulta que é um produto muito raro atualmente na América Latina”, complementa.

Para o longa, a produção contará com diversas réplicas e recursos. Segundo o cineasta, o orçamento para o filme gira em torno de R$ 2 milhões a R$ 3 milhões. “O prêmio que a gente recebeu na categoria tele filme é muito menor, cerca de 10% disso. Então é mais ou menos com a mesma estratégia de ALBERTINA, através de parcerias”, explica. “O elenco é efetivamente na grande maioria regional, valorizando bastante os atores locais, a equipe técnica também, apesar de termos aí o intercâmbio com a Escola de Cinema La Paz, que estão vindo três estudantes para trabalhar como estagiários”, acrescenta.

O longa terá aproximadamente duas horas de duração. As gravações devem se encerrar em abril. Após isso, acontece todo o processo de edição, seja com os cortes ou com o tratamento das imagens. “A nossa previsão de lançamento é para a virada do ano com os principais festivais, os mais relevantes aqui do Brasil e no exterior. Mas acredito que a gente já vá ter um primeiro corte do filme pronto ali para outubro”, afirma Luiz Fernando. Depois das participações em festivais, o longa deve ir para os cinemas e, posteriormente, para os serviços de streaming.

O roteiro de cinema Amadeu e a Madeira pode ser adquirido clicando aqui. 

Acesse aqui e confira o roteiro em formato de e-book.