A Agropet Dandolini, em Urussanga, está com uma novidade nos atendimentos veterinários. Agora, a agropet conta com atendimentos a equinos e bovinos a campo. O serviço é realizado pela médica veterinária Brenda Lagarreta, que está se especializando na área. Em entrevista, Brenda destacou que o atendimento varia desde a medicina preventiva, na qual realiza consultas médicas e técnicas, a consultas emergenciais aos animais. O assunto foi destaque em entrevista no Ponto de Encontro com a veterinária Brenda. Ouça e saiba mais dos atendimentos realizados:

 

Na medicina preventiva, a especialista realiza consultas médicas na propriedade onde estão os animais, verificando o que pode ser melhorado, acompanhando se as vacinas estão em dia, os manejos necessários e outros serviços. Além disso, Brenda também atende consultas emergenciais. Em um parâmetro geral do Sul do Brasil, os problemas que mais afetam os equinos são as cólicas, inflamação nas lâminas do casco, e cortes e lacerações na pele do animal. Esses fatores também podem ser percebidos na região onde a Agropet Dandolini atende.

A veterinária Brenda ainda destacou que os proprietários dos animais são quem mais conhecem eles. Por isso, é fundamental que os proprietários fiquem atentos a mudanças de comportamento, já que essas alterações podem significar algum problema. Apatia ou agitação, falta de apetite e isolamento podem ser alguns dos sinais que indicam que o cavalo está sentindo algum desconforto.

No caso de cólica equina, Brenda reforçou que é um dos principais problemas que afetam os cavalos. Essa cólica pode ser causada pela produção de gases, fermentação dos alimentos, por falta de hidratação, torção de algum órgão e outros diversos motivos. O desconforto pode ser prevenido com a alimentação correta para o cavalo, de três em três horas, além de uma boa hidratação, principalmente no inverno, já que os cavalos não bebem água gelada.

Caso o proprietário do cavalo perceba mudança no comportamento, um veterinário deve ser contatado. Brenda explicou que uma recomendação é enviar uma imagem das fezes do cavalo, que ajuda a identificar possíveis problemas. Além disso, se o equino estiver com cólica, é importante que o proprietário não dê nenhum tipo de medicação, já que os remédios podem mascarar os sintomas, tornando mais difícil o diagnóstico. O ideal é chamar um profissional, e deixar o cavalo em um local seguro, pois ele pode começar a rolar como forma de aliviar o desconforto que está sentindo. Até que o diagnóstico seja feito, é importante que o cavalo não tenha acesso a qualquer tipo de comida porque comer pode piorar os sintomas.

Todas essas e mais orientações podem ser obtidas com os profissionais da Agropet Dandolini e com a médica Brenda Lagarreta. Siga o Instagram @agrodandolini e saiba mais.