Na semana em que Urussanga comemora 145 anos de fundação, os vereadores do município celebraram a passagem da data e também pediram melhorias nos bairros, especialmente no que diz respeito à infraestrutura. A ampliação das isenções de impostos sobre imóveis pertencentes a idosos e o combate ao abuso e à exploração sexual infantil também pautaram a reunião ordinária desta terça-feira, dia 23.

O vereador Ademir Bonomi, o Datcho (MDB) relatou que as canaletas na estrada da Linha Rio Maior foram feitas, depois das cobranças realizadas por ele desde o ano passado. Datcho considerou o serviço bem feito, mas se disse entristecido com a situação da escadaria da igreja, danificada pela obra. “A prefeitura não pode fazer por não ser um terreno público. É injusto, porque quando a máquina passou lá e arrancou aquela parte era público. Agora que é para arrumar não pode”, lamentou. Segundo ele, o Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP) terá que arcar com os custos da reconstrução da escadaria da igreja.

O vereador cobrou um mutirão de limpeza no Rio Salto, conforme necessidade da comunidade. “As estradas estão todas sujas. Em conversa com o Deco (Vanderlei Marcírio, diretor de Limpeza Urbana), ele me falou que no dia 8 e 9 vai lá com o pessoal todo para fazer a limpeza no bairro”, informou o parlamentar.

Datcho agradeceu o secretário Deco por ter providenciado a roçada na Giovanni Baldessar, solicitada pelo vereador. Sobre essa mesma avenida, o parlamentar apresentou indicação sugerindo asfaltamento. “O calçamento está muito ruim, está afundando e são só 150 metros”, observou.

O vereador ainda manifestou preocupação quanto ao ônibus entre o Rio Salto e o Centro, cujo contrato já havia vencido. “Em conversa com o Thiago Mutini (chefe de gabinete), ele me informou que o contrato já foi renovado e a comunidade pode ficar tranquila”, afirmou.

Indignação com pontes de madeira

O vereador Luan Varnier (MDB) criticou a falta de infraestrutura no interior, em especial no que diz respeito às pontes, muitas delas ainda de madeira. Ele exibiu imagens de um caminhão que tombou ao tentar passar por uma ponte no Santo Antônio do Fogo. “Que esse prefeito corrupto comece a olhar pelo nosso interior e fazer alguma coisa pelas pessoas da nossa cidade. Em pleno século 21, uma cidade com 22 mil habitantes com pontes de madeira”, criticou Luan.

O vereador cobrou medidas urgentes para solucionar o problema e dar dignidade aos agricultores, principais prejudicados pela situação. “Fui surpreendido pelo secretário da Infraestrutura, o (Jucemar) Sangaletti, ao dizer na rádio que ia estudar quais são as pontes de madeira. O Luis Gustavo Cancellier e todos os comissionados estão há sete anos na prefeitura. Se eles não sabem, temos que pegar essas madeiras e pregar na porta da prefeitura para fechar aquilo ali”, discursou.

Luan cogitou a possibilidade de colocar um outdoor na frente da prefeitura com as fotos das pontes que precisam ser trocadas. O vereador do MDB também exibiu imagens da rua Prefeito Evaldo Losso, no Loteamento Carol, que não está pavimentada. “Tem pessoas idosas ali, doentes. E se precisar sair com ambulância, como faz? Só vão pensar nessas pessoas no período eleitoral”, afirmou.

Por outro lado, Luan agradeceu o diretor de Limpeza Urbana, Vanderlei Marcírio, o Deco, pelos serviços de limpeza realizados no bairro Bom Jesus II, solicitados pelo vereador. “Quando é para cobrar, a gente cobra. Quando é para agradecer, a gente agradece”, reconheceu.

O parlamentar finalizou falando do PL 06/2023, apresentado por ele e aprovado pela Câmara. O texto estabelece a obrigatoriedade de itens de segurança nas escolas do município como câmeras de monitoramento, portões eletrônicos com interfone e vigilância pessoal. Esperamos que o prefeito sancione. Este projeto é o desafio para ver se ele realmente está preocupado com a segurança nas escolas”, afirmou.

Mais possibilidades de isenção de IPTU

O vereador Erotides Borges Filho, o Tidinho (PDT), destacou a indicação apresentada por ele que sugere uma alteração no Código Tributário do Município. Tidinho quer ampliar as possibilidades de isenção de impostos sobre os imóveis de propriedade dos idosos.

Atualmente, a isenção se aplica a aposentados e pensionistas com renda familiar de até dois salários mínimos, proprietário de um único imóvel com área inferior a 450 metros quadrados, com edificação inferior a 100 metros quadrados. “Eu acredito que poucas pessoas estejam sendo contempladas nessa situação. Apresentei um requerimento para ter essa informação”, pontuou.

Tidinho foi buscar em Içara um modelo que entende mais adequado para Urussanga. Por meio de indicação, o vereador propôs que a isenção alcance os imóveis de contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos com renda de até três salários mínimos e área de até mil metros quadrados, sem limitação quanto à área construída.

“É algo que hoje já está mais próximo da realidade. A Curva de Laffer fala que uma menor tributação pode, sim, aumentar a arrecadação. Esse dinheiro vai acabar sendo usado em farmácias, salões de beleza, no mercado, nas lojas. Acaba voltando para a economia”, afirmou Tidinho.

O vereador enalteceu o aniversário de 145 anos de fundação de Urussanga, celebrado na sexta-feira, dia 26 de maio. “Tenho orgulho de ser urussanguense, mesmo tendo vivido algum tempo longe do município, sempre tive vontade de retornar e contribuir de alguma forma”, relatou.

Segundo ele, as operações policiais deflagradas em Urussanga nos últimos anos fizeram do município um motivo de chacota nas cidades vizinhas. “Precisamos resgatar nossos valores culturais, sim. Mas precisamos, antes de tudo, resgatar nossos valores morais”, afirmou.

Tidinho parabenizou os urussanguenses pela história, enalteceu todos os envolvidos na Ritorno Alle Origini e desejou que a festa seja um grande sucesso. “Afinal, a melhor maneira de iniciar é parar de falar e começar a fazer”, finalizou.

Cursos de graça em Urussanga

O vereador José Carlos José, o Zé Bis (PP), destacou o aniversário de fundação de Urussanga, celebrado na sexta-feira, dia 26 de maio. “São 145 anos de uma história que os imigrantes vieram, desbravaram. Hoje desfrutamos desta cidade maravilhosa porque alguém, lá atrás, trabalhou muito”, frisou.

Zé Bis parabenizou a todos que trabalham na Ritorno Alle Origini. “A cidade está ficando bonita e é preciso mantê-la assim, não só em festas. A cidade merece ser preservada para que nós fiquemos bem e todos que venham nos visitar também”, observou o vereador.

O parlamentar informou que os cursos de pedreiro e carpinteiro tiveram as inscrições prorrogadas até o dia 31 de maio. “São duas profissões que, realmente, têm destaque para os profissionais que tenham essa capacidade”, afirmou. Ele sugeriu que as empresas do ramo matriculem seus funcionários. “Sempre há algo a aprender”.

As aulas começam no dia 5 de junho e há 40 vagas para cada curso. O curso é uma parceria firmada entre a Prefeitura de Urussanga e o Senai. “Aproveitem que é de graça. Este vereador trouxe para cá, com a concordância do prefeito, os cursos do IFSC. É muito gratificante. O prefeito Gustavo aceitou e, desde 2018, o IFSC está em Urussanga. Quem não pode pagar uma faculdade, pode aprender uma profissão”, pontuou.

Zé Bis elogiou o prefeito Gustavo Cancellier por possibilitar o sinal digital televisivo em Urussanga. “Alguns canais já estão em funcionamento. Vamos ter uma qualidade muito melhor nas transmissões. Parabéns ao prefeito Gustavo”, reconheceu.

O vereador do PP também destacou a atuação junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga para a recuperação do rio que leva o nome do município. “Sem dúvida, vai dar bons frutos. Mesmo que leve dez anos, temos que iniciar”.

Zé Bis ainda relatou a atuação dele, desde 2016, para ampliar as possibilidades de isenção de IPTU a todos os idosos e pessoas com doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez.

Combate à pedofilia

O vereador Fabiano De Bona (PSDB) parabenizou Urussanga pelos 145 anos de fundação e lembrou que a família de que faz parte está no município desde o princípio.

“Ventura De Bona foi um dos homens que estiveram aqui no início e ajudaram a fundar esta cidade”, registrou. Ele trouxe à pauta, na tribuna da Câmara, o Maio Laranja, mês para conscientização contra o abuso e exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes.

“Santa Catarina registrou mais de 21 mil casos de violência sexual contra crianças e adolescentes entre 2019 e maio de 2023. É importante destacar que de 80% a 88% dos crimes são cometidos por pessoas próximas da vítima e dentro de suas próprias residências”, informou De Bona.

Segundo dados apresentados por ele, Urussanga registrou 17 casos em nove meses. Ele exibiu um vídeo com trechos de reportagens que, segundo ele, tratam de uma narrativa criada pela Rede Globo para que a pedofilia seja tratada como doença.

“Pedofilia não é doença, é crime. Criminoso tem que ser tratado como criminoso. Existem produções de fotos e vídeos de pedófilos que circulam por aí e eles ganham muito dinheiro. É a primeira vez que vejo um ‘doente’ ganhar dinheiro com a ‘doença’ dele”, comparou De Bona.

O vereador do PSDB criticou a decisão do Governo Federal, no início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de excluir o Brasil da Declaração do Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Família.

De Bona leu um trecho bíblico que consta no livro de Mateus, capítulo 18: “Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, é melhor que uma pedra de moinho fosse pendurada em seu pescoço e que fosse afogado nas profundezas do mar”. “Esse nosso governo que está aí não defende as crianças. É um governo que só neste ano, em viagens, já gastou um bilhão e duzentos”, criticou.

Confira também:

 


Colaboração: Renan Medeiros Amâncio / Assessoria de Imprensa