Passar protetor solar pelo corpo somente de manhã cedo, esse é um hábito comum das pessoas durante o verão, principalmente quando se está de férias na praia. Porém, é essencial que o protetor seja reaplicado várias vezes durante o dia, isso porque o produto possui um tempo de ação. Após o período, a pessoa fica novamente exposta aos malefícios das radiações solares. De acordo com o dermatologista Adroaldo Luiz Apolinário, é preciso ter diversos cuidados com a pele para evitar queimaduras ou outros problemas.

A principal recomendação é evitar se expor ao sol em horários mais críticos, como das 10h às 16h, principalmente ao meio-dia. Segundo Adroaldo, é preciso evitar usar receitas caseiras para bronzeamento da pele. “Às vezes chega pacientes com queimaduras em função disso. Acabam misturando substâncias ali, querendo se bronzear, buscando aquele bronzeado, e às vezes acabam tendo queimaduras, queimaduras às vezes até de segundo grau”, ressalta o doutor.

Conforme o especialista, é muito importante repor o protetor solar. “Se você não toma alguns cuidados como reaplicar o protetor solar, levar alguma coisa que faça uma barreira, uma tenda, um guarda-sol, as crianças protegidas com essas roupas adequadas, então vão ter problemas”, destaca. Outra recomendação é não usar perfume ao ir a praia, já que ele é composto com substâncias que, em contato com o sol, podem queimar e deixar manchas na pele. O mesmo vale para outros tipos de cosméticos, como maquiagens.

O assunto foi destaque em entrevista no programa Ponto de Encontro com o doutor Adroaldo. Ouça na íntegra e saiba mais:

 

Para quem curte beber álcool na praia, a recomendação é ter cuidado ao espremer o limão ao fazer uma caipirinha, por exemplo. Segundo o dermatologista, os respingos do limão podem causar queimaduras quando há a exposição solar, gerando bolhas e manchas na pele. O ideal é lavar bem as mãos, verificar se não houve respingos da fruta em outras áreas da pele, e passar protetor solar nas regiões expostas que tiveram contato com o limão.

Além de manter o corpo hidratado bebendo muita água, é necessário também hidratar a pele. “O verão tem algumas situações que ressecam a pele: o próprio sol, o mar, a piscina, o cloro, o vento. São situações que ressecam, e se você não está cuidando da sua pele, você vai ter problema”, destaca o especialista Adroaldo.