O interesse por caminhões, somado a um vídeo visto na internet, fizeram com que o urussanguense Hilme Mariot desenvolvesse um talento. O morador da comunidade de Rio América sempre gostou de caminhões desde criança, tendo um sonho de ser motorista naquela época. Porém, o tempo foi passando e se tornou chapeador, tendo a sua própria oficina. Mas foi em 2017 que um interesse ressurgiu, porém, desta vez, através da arte. “Eu vi uma miniatura dessas e disse para mim mesmo: eu vou ter que aprender a fazer isso, e comecei”, conta Hilme.

Desde então, Hilme dedica seu tempo de lazer à arte, construindo miniaturas de caminhões. Para isso, o urussanguense conta com materiais de PVC, guiando-se por gabaritos na construção dos chassis. Com escala de 1:20, Hilme também adquire manuais de fabricação com outras pessoas que também se dedicam à arte através da internet. Todas as miniaturas são formadas por muitos detalhes, desde a pintura até os mini espelhos colocados nos retrovisores. Além disso, até mesmo os pneus das miniaturas são feitos por impressões 3D.

Hilme falou mais sobre a arte em entrevista no Ponto de Encontro. Ouça:

 

O urussanguense destaca que faz as miniaturas somente por encomenda. Como trabalha em uma oficina, ele dedica suas horas de descanso para a arte. Geralmente, em dias de semana, trabalha na criação dos caminhões a partir das 18 horas, ficando até as 21 horas. Já aos finais de semana, quando não possui outros compromissos, costuma fazer as criações por várias horas seguidas. Cada miniatura leva alguns meses até todos os detalhes estarem perfeitos na visão de Hilme, que vende as encomendas em média por R$ 2 mil. Os detalhes são tantos que, na maioria dos casos, o urussanguense precisa do auxílio de uma pinça para pegar as peças.

Para adquirir as miniaturas ou obter mais detalhes, entre em contato através do @hilbemariot ou pelo telefone 48 99831-5486.

Confira a entrevista também em vídeo, no qual Hilme mostra os detalhes e diferenciais da miniatura: